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dc.contributor.authorSantos, Gislaine Gonçalves dos
dc.date.accessioned2022-03-15T23:59:41Z
dc.date.available2022-03-15T23:59:41Z
dc.date.issued2022-02-16
dc.identifier.citationSANTOS, Gislaine Gonçalves dos. Gestão escolar democrática à luz de Gramsci: uma análise da gestão escolar paulista. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15710.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15710
dc.description.abstractthis dissertation presents the results of a research on democratic school management, which was investigated taking Gramsci's legacy as a theoretical reference, particularly the concept of unitary school formulated by him. The objective was to know the principles, purposes and methods of the current São Paulo school management, comparing it with what is possible to infer from what the Italian revolutionary communist formulated for the unitary school. So, the research problem was to verify which are the proximities and distances that are possible to be observed in the two investigated processes/management formulations. Through the method of bibliographic and documentary research, with a qualitative bias, texts by Gramsci and some commentators of the work he left were analyzed, as well as legislation and documents related to democratic school management, its historical development in Brazil and in the State of São Paulo. The main result achieved with the investigation was to verify that the two management perspectives investigated do not match, since the proposal by Gramsci aims at the emancipation of educational subjects and the one implemented in the State of São Paulo tries to adapt them to the needs of the social class. dominant from an economic and ethical and political point of view.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAntonio Gramscipor
dc.subjectEscola unitáriapor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectAntonio Gramscipor
dc.subjectUnitary schooleng
dc.subjectSchool managementeng
dc.titleGestão escolar democrática à luz de Gramsci: uma análise da gestão escolar paulistapor
dc.title.alternativeDemocratic school management in the light of Gramsci: an analysis of São Paulo school managementeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Martins, Marcos Francisco
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4515924584428591por
dc.description.resumoesta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a gestão escolar democrática, que foi investigada tomando como referência teórica o legado de Gramsci, particularmente o conceito de escola unitária por ele formulado. O objetivo foi o de conhecer os princípios, as finalidades e os métodos da atual gestão escolar paulista, cotejando-a com o que é possível inferir do que o comunista revolucionário italiano formulou para a escola unitária. De modo que o problema da pesquisa foi o de verificar quais são as proximidades e distanciamentos que são possíveis de serem observados nos dois processos/formulações de gestão investigados. Por meio do método da pesquisa de tipo bibliográfica e documental, com viés qualitativo, foram analisados textos de Gramsci e de alguns comentaristas da obra que deixou, bem como legislações e documentos relativos à gestão escolar democrática, seu desenvolvimento histórico no Brasil e no Estado de São Paulo. O principal resultado alcançado com a investigação foi o de verificar que as duas perspectivas de gestão investigadas não coadunam, uma vez que a proposta por Gramsci visa à emancipação dos sujeitos educativos e a implementada no Estado de São Paulo intenta adaptá-los às necessidades da classe dominante sob o ponto de vista econômico e dirigente ética e politicamente.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7966760045336255por


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