Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorSouza, Júlia Braga Rodolfo de
dc.date.accessioned2022-04-07T12:48:41Z
dc.date.available2022-04-07T12:48:41Z
dc.date.issued2022-03-30
dc.identifier.citationSOUZA, Júlia Braga Rodolfo de. A música no trabalho pedagógico com a criança com transtorno do espectro autista. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15819.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15819
dc.description.abstractThe work addresses the theme of music in the life of the autistic child, having as a principle the child as a subject of rights, bearer of history, capable of multiple relationships, affected by culture and producer of its own cultural forms, who plays, interacts and researches in contexts of which he or she is a part. This point of view considers that all children and their multiple childhoods have an equal right to exist and live in a pleasant way. The objective of the research is to investigate whether music is able to assist in the pedagogical development of children with Autism Spectrum Disorder (ASD), adopting the notion that the child is not dissociated from music, one of the expressive languages that constitutes his/her daily experiences, not just at school. It was found that ASD children have the right to music at school as art and play and, for that, there is a need for deeper teacher preparation on autism and on music education for the construction of a creative and democratic Early Childhood Education.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectMusiceng
dc.subjectCriançapor
dc.subjectChildeng
dc.subjectTranstorno do espectro autistapor
dc.subjectAutism spectrum disordereng
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.titleA música no trabalho pedagógico com a criança com transtorno do espectro autistapor
dc.title.alternativeMusic in pedagogical work with children with autism spectrum disordereng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5697508831302188por
dc.description.resumoO trabalho aborda o tema da música na vida da criança autista, tendo como princípio a criança como um sujeito de direitos, portadora de história, capaz de múltiplas relações, afetada pela cultura e produtora de formas culturais próprias, que brinca, interage e pesquisa nos contextos dos quais faz parte. Este ponto de vista considera que todas as crianças e suas múltiplas infâncias tenham igual direito de existir e viver de forma prazerosa. O objetivo da pesquisa é investigar se a música é capaz de auxiliar no desenvolvimento pedagógico de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), adotando a noção de que a criança não é dissociada da música, uma das linguagens expressivas que constitui suas experiências cotidianas, não somente na escola. Foi verificado que as crianças com TEA têm direito à música na escola como arte e jogo e, para isso, existe a necessidade de mais profunda formação docente sobre o autismo e sobre a educação musical para a construção de uma Educação Infantil criativa e democrática.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6137243361850944por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil