Show simple item record

dc.contributor.authorDalmasio, Olini Gioconda
dc.date.accessioned2022-04-07T17:35:53Z
dc.date.available2022-04-07T17:35:53Z
dc.date.issued2022-02-22
dc.identifier.citationDALMASIO, Olini Gioconda. Os caminhos pedagógicos de Janusz Korczak: análise documental de teses e dissertações nacionais de 1999 a 2017. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15822.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15822
dc.description.abstractThis work had as a proposal to develop the theme: “The pedagogical paths of Janusz Korczak: documental analysis of national theses and dissertations from 1999 to 2017”, in the educational area, in order to seek the pedagogical knowledge in the works found, which can support the teaching practice. The general objective pointed out to direct this dissertation was to present Korczak's contributions in the teaching-learning process, focusing on consulted works, theses and dissertations, proposing to suggest his name to appear as a research source in the bibliography indicated for teacher education. In this sense, to support our objective, we use the State of Knowledge methodology for data collection (Romanowski & Ens, 2005). Thus, we searched in theses and dissertations in the repository of Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), productions that bring their pedagogy to compose this research. We made a cut in the pedagogical model of master Korczak, available from 1999 to 2017. With this, we intend to contribute to the discussion of the exercise of teaching and take advantage of the knowledge of this master pedagogue in the training and pedagogical practice of the teacher. We divided this work into three chapters, the first on Korczak's life, the second was to present the theses and dissertations found at CAPES and the last one, about a theoretical discussion with the authors of the presented works. Korczak's educational vision had educational lines and proposals similar to those of Jean Jaques Rousseau, Johann Heinrich Pestalozzi, John Dewey, Maria Montessori, Ovide Decroly, Henri Wallon, Célestin Freinet, also similar to the line of Paulo Reglus Neves Freire, and a taste verified by the literature of Leo Nikolaevitch Tolstoy. The results found, even though they were few, served to support our indications in light of the exposed grandeur of his work. Janusz Korczak, pseudonym of Henryk Goldszmit, polish it was a medical and educator, born in Warsaw in 1878, worked as a pedagogue under the democratic principles of education. He was a critic of the traditional school regarding the contents and the inadequate treatment given to students.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEducadorpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectFunção pedagógicapor
dc.subjectLearningeng
dc.subjectEducatoreng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectPedagogical functioneng
dc.titleOs caminhos pedagógicos de Janusz Korczak: análise documental de teses e dissertações nacionais de 1999 a 2017por
dc.title.alternativeThe pedagogic pathways of Janusz Korczak: documentary analysis of national theses and dissertation from 1999 to 2017eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Fortunato, Ivan
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8293044394759438por
dc.description.resumoEste trabalho teve como proposta desenvolver o tema “Os caminhos pedagógicos de Janusz Korczak: análise documental de teses e dissertações nacionais de 1999 a 2017”, na área educacional, no sentido de buscar os conhecimentos pedagógicos nos trabalhos encontrados, que possam fundamentar a prática docente. O objetivo geral apontado para direcionar esta dissertação foi: apresentar as contribuições de Korczak no processo de ensino-aprendizagem, focando os trabalhos consultados, teses e dissertações, propondo sugerir seu nome para constar como fonte de pesquisa na bibliografia indicada para a formação de professores. Nesse sentido, para sustentar nosso objetivo, usamos como metodologia o Estado do Conhecimento para a coleta de dados (Romanowski & Ens, 2005). Assim, buscamos em teses e dissertações no repositório de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), produções que tragam a pedagogia de Koczak. Fizemos um recorte no modelo pedagógico do mestre Korczak, disponibilizadas de 1999 a 2017, a última encontrada em 2021. Com isso temos a pretensão de contribuir com a discussão do exercício da docência e aproveitar os saberes desse mestre pedagogo na formação e na prática pedagógica do professor. Dividimos este trabalho em três capítulos, sendo o primeiro sobre a vida de Korczak, o segundo, foi para apresentar as teses e dissertações encontradas na CAPES e o último, sobre uma discussão teórica com os autores dos trabalhos apresentados. A visão educacional de Korczak tinha linhas e propostas educacionais semelhantes as de Jean Jaques Rousseau, Johann Heinrich Pestalozzi, John Dewey, Maria Montessori, Ovide Decroly, Henri Wallon, Célestin Freinet, também similares a linha de Paulo Reglus Neves Freire, e, um gosto apurado pela literatura de Liev Nikoláievitch Tolstoi. Os resultados encontrados, muito embora fossem poucos, serviram para dar sustentação as nossas indicações diante da grandiosidade exposta de sua obra. Janusz Korczak, pseudônimo de Henryk Goldszmit, médico e educador polonês, nascido em Varsóvia em 1878, trabalhou como pedagogo sob os princípios democráticos da educação. Foi um crítico da escola tradicional quanto aos conteúdos e ao tratamento inadequado que era dado aos alunos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTOpor
dc.description.sponsorshipId01/2020por
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4777223129000239por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil