Mostrar el registro sencillo del ítem
Desenvolvimento dos valores morais nas crianças: proximidades e diferenças entre Vigotski e Piaget
dc.contributor.author | Paiva, Jeniffer Dutra | |
dc.date.accessioned | 2022-05-05T19:46:58Z | |
dc.date.available | 2022-05-05T19:46:58Z | |
dc.date.issued | 2022-04-13 | |
dc.identifier.citation | PAIVA, Jeniffer Dutra. Desenvolvimento dos valores morais nas crianças: proximidades e diferenças entre Vigotski e Piaget. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16040. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16040 | |
dc.description.abstract | This course conclusion work aims to seek answers to the following research problem: to understand how the development of moral values in children takes place in the perspective of Piaget and Vygotsky. Bibliographic research was used, using writings of these two authors, as well as those of some commentators. The internal articulation of the text begins with the exposition of the concepts of value and morality, based on a historical-philosophical reflection. Then, the theoretical foundation based on Piaget and Vygotsky is presented. Finally, a comparative analysis is made between the Piagetian perspective, based on the cognitive theory based on genetic epistemology, and the cultural-historical theory formulated by Vygotsky, highlighting similarities and differences between them. The theoretical reflection enabled the understanding of moral values as human constructions, which are seen by Piaget within relations of coercion and cooperation in the course of child development, linked to the phase of heteronomy and autonomy, and by Vigotski considered as cultural productions, which permeate the social relationships that direct human action. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Infantil | por |
dc.subject | Piaget | por |
dc.subject | Valor | por |
dc.subject | Vigotski | por |
dc.subject | Child Education | eng |
dc.subject | Piaget | por |
dc.subject | Value | eng |
dc.subject | Vigotski | por |
dc.title | Desenvolvimento dos valores morais nas crianças: proximidades e diferenças entre Vigotski e Piaget | por |
dc.title.alternative | Development of moral values in children: similarities and differences between Vygotsky and Piaget | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Martins, Marcos Francisco | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4515924584428591 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Dainez, Débora | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4671868444231806 | por |
dc.description.resumo | Esse trabalho de conclusão de curso visa buscar respostas ao seguinte problema de pesquisa: compreender como se dá o desenvolvimento dos valores morais nas crianças na perspectiva de Piaget e Vigotski. Empregou-se a pesquisa bibliográfica, utilizando escritos desses dois autores, bem como os de alguns comentaristas. A articulação interna do texto inicia-se com a exposição dos conceitos de valor e de moral, a partir de uma reflexão histórico-filosófica. Seguidamente, a fundamentação teórica com base em Piaget e Vigotski é apresentada. Por fim, é feita uma análise comparativa entre a perspectiva piagetiana, assentada na teoria cognitiva com base na epistemologia genética, e a teoria histórico-cultural formulada por Vigotski, destacando semelhanças e diferenças entre elas. A reflexão teórica possibilitou a compreensão dos valores morais como construções humanas, os quais são vistos por Piaget dentro de relações de coação e de cooperação no percurso do desenvolvimento infantil, atrelados a fase de heteronomia e autonomia, e por Vigotski considerados como produções culturais, que permeiam as relações sociais que direcionam o agir humano. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6464883395399432 | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedL-So | por |