Show simple item record

dc.contributor.authorSouza, Giovanna Gabriela Cavalcante de.
dc.date.accessioned2022-05-23T11:20:50Z
dc.date.available2022-05-23T11:20:50Z
dc.date.issued2021-12-03
dc.identifier.citationSOUZA, Giovanna Gabriela Cavalcante de.. A imprensa feminista e suas contribuições para pensar a educação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16164.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16164
dc.description.abstractThis study aims to analyze the use of feminist graphic humor present in Ciça’s comic strips published and released in feminist newspapers "Brasil Mulher", "Nós Mulheres" and "Mulherio" between 1975 and 1987, during a civil and military dictatorship in addition to the emergence of feminist movements in their second wave. Through cartoons and comic strips - understood as discourses - that integrate these periodicals, I try to understand how humor with a feminist perspective can be understood and used for the education of women, who since its beginning - thinking of colony Brazil - was authoritarian and practically inaccessible. Throughout this work, I try to identify, through the description and analysis of the graphic humor present in daily life of the character “Bia Sabiá”, indications that demonstrate the potential of the feminist media as an instrument of education for women to become aware of their human condition in a patriarchal society. The research, in its methodological organization, is of a qualitative, bibliographic and documentary nature. It is worth mentioning that, using humor and laughter, the present newspapers are characterized by a particular approach, by the context in which they were published and, especially, in the treatment of cultural, social, political and economic elements, as well as the understanding public and private policy.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMídiapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectFeminismopor
dc.subjectPeriódicos Feministaspor
dc.subjectEducação Femininapor
dc.subjectMediapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectFeminismeng
dc.subjectFeminist Newspaperseng
dc.subjectEducation for Womenpor
dc.titleA imprensa feminista e suas contribuições para pensar a educaçãopor
dc.title.alternativeThe feminist press and its contributions to think educationeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Silva, Vanda Aparecida da.
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9920701759600807por
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar o uso do humor gráfico feminista presente nas tirinhas de Ciça publicadas e divulgadas nos periódicos também feministas “Brasil Mulher”, “Nós Mulheres” e “Mulherio” entre os anos de 1975 e 1987, no contexto de uma ditatura civil e militar além da emergência dos movimentos feministas em sua segunda onda. A partir de charges e tirinhas – entendidas como discursos – que integram esses periódicos, procuro compreender de que modo o humor com uma perspectiva feminista pode ser compreendido e utilizado para a educação de mulheres, que desde seu início - pensando no Brasil colônia - foi autoritário e praticamente inacessível. Ao longo deste trabalho, procuro identificar, através da descrição e análise do humor gráfico presente no cotidiano da personagem “Bia Sabiá”, indícios que demonstrem a potencialidade da mídia feminista como instrumento de educação às mulheres para a tomada de consciência de sua condição humana em uma sociedade patriarcal. A pesquisa, em sua organização metodológica, é de cunho qualitativo, bibliográfico e documental. Vale ressaltar que, utilizando-se do humor e do riso, os periódicos presentes caracterizam-se por uma abordagem particular pelo contexto em que foram publicados e, especialmente, no tratamento de elementos culturais, sociais, políticos e econômicos, assim como a compreensão política dos domínios público e privado.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7325729690862099por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil