dc.contributor.author | Fonseca, Celestina Cruz Pedroni | |
dc.date.accessioned | 2022-10-03T13:03:34Z | |
dc.date.available | 2022-10-03T13:03:34Z | |
dc.date.issued | 2022-08-04 | |
dc.identifier.citation | FONSECA, Celestina Cruz Pedroni. O papel de um grupo colaborativo no desenvolvimento profissional docente de professoras dos anos iniciais. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16763. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16763 | |
dc.description.abstract | This dissertation was developed in a collaborative group with teachers from the early years of a municipal school in Sorocaba/SP, in the years 2020 to 2021.
This research aims to verify the reflection on the collaborative culture, breaking with professional isolation by facilitating a space to disseminate this process, having the teacher as the protagonist to identify their training needs for their professional development. We use two devices to locate and analyze how a collaborative group is formed and constituted; we aim, therefore, to map the collaborative profiles found in this group and to establish the characteristics that facilitate the process, as well as to identify the dimensions of professional development experienced by these professors, that is, the profiles and collaborative stages of the professors based on their interactions whose background background was to discuss the implementation of scientific literacy in the classroom in the early years. The methodological approach was the participatory research, during two semesters, organized in 18 virtual meetings, all recorded and transcribed for the organization of the analysis categories that, initially, point out collaborative and engagement profiles within the group, indicating that the group training proposal collaborative approach has provided teachers with the challenge of reflecting the teaching culture, their own praxis and the process of professional development of teachers. Thus, we intend to point out how a collaborative group, properly constituted, can be an enriching tool capable of stimulating thinking, acting and solving problems, of creating perspectives of successful experiences related to the pedagogical routine, favoring reflection and change of praxis through collaborative culture. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Grupos colaborativos | por |
dc.subject | Desenvolvimento profissional docente | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Anos iniciais | por |
dc.subject | Collaborative groups | eng |
dc.subject | Professional development of teachers | eng |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.title | O papel de um grupo colaborativo no desenvolvimento profissional docente de professoras dos anos iniciais | por |
dc.title.alternative | The role of a collaborative group in the professional development of teachers in the early years | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Santos Júnior, João Batista dos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5615071332323472 | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação foi desenvolvida em um grupo colaborativo com professoras dos anos iniciais de uma escola municipal de Sorocaba/SP, nos anos de 2020 a 2021.
Esta pesquisa objetiva verificar a reflexão sobre a cultura colaborativa rompendo com o isolamento profissional ao facilitar um espaço para disseminar este processo, tendo o professor como protagonista para identificar suas necessidades formativas para seu desenvolvimento profissional. Utilizamos dois dispositivos para localizar e analisar como se forma e se constitui um grupo colaborativo; visamos, assim, mapear os perfis colaborativos encontrados neste grupo e estabelecer as características que facilitam o processo, bem como identificar as dimensões do desenvolvimento profissional vivenciadas por estes docentes, ou seja, os perfis e os estágios colaborativos das docentes baseadas em suas interações cujo pano de fundo era discutir a implementação da alfabetização cientifica (AC) em sala de aula nos anos iniciais. A abordagem metodológica foi a pesquisa participante, durante dois semestres, organizada em 18 encontros virtuais, todos gravados e transcritos para a organização das categorias de análise que, inicialmente, apontam perfis colaborativos e de engajamento dentro do grupo, indicando que a proposta formativa em grupo colaborativo tem proporcionado aos docentes o desafio de refletir a cultura docente, a própria práxis e o processo de desenvolvimento profissional de professores. Assim, pretendemos apontar como um grupo colaborativo, constituído de modo adequado, pode ser uma ferramenta enriquecedora capaz de suscitar o pensar, o agir e o resolver problemas, de criar perspectivas de experiências exitosas relacionadas ao cotidiano pedagógico, favorecendo a reflexão e a mudança de práxis por meio da cultura colaborativa. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | https://lattes.cnpq.br/3236261244149205 | por |