dc.contributor.author | Gonçalves, Simone Munafó Tostes | |
dc.date.accessioned | 2022-10-19T12:49:10Z | |
dc.date.available | 2022-10-19T12:49:10Z | |
dc.date.issued | 2022-08-18 | |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Simone Munafó Tostes. O estudo de aula para a implementação da alfabetização científica nos anos iniciais. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16897. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16897 | |
dc.description.abstract | This work addresses aspects of teacher training through a collaborative process that is configured from the Classroom Study approach. The study took place during the COVID-19 pandemic with 13 elementary school teachers from a public school in the city of Sorocaba/SP, in a formative process for the teaching of science of interest in the implementation of scientific literacy. Taking into account that the Classroom Study takes place in stages of development, the teachers went through a conceptualization with the theme chosen in their theoretical approach, collaboratively carried out lesson plans, applied and investigated the proposals of the contents and, finally, carried out analyzes reflective. This process proved to be effective for the development of the introductory implementation of scientific literacy where the teachers developed aspects of the collaborative culture among their peers, favoring their professional development. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Estudo de aula | por |
dc.subject | Formação docente | por |
dc.subject | Alfabetização científica | por |
dc.subject | Colaboração | por |
dc.subject | Class study | eng |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.subject | Scientific literacy | eng |
dc.subject | Collaboration | eng |
dc.title | O estudo de aula para a implementação da alfabetização científica nos anos iniciais | por |
dc.title.alternative | The class study for the implementation of scientific literacy in the elementary school | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Santos Junior, João Batista dos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5615071332323472 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho aborda os aspectos da formação docente através de processo
colaborativo que se configura a partir da abordagem do Estudo de Aula. O estudo se
deu durante a pandemia da COVID-19 com 13 professoras do ensino fundamental I
de escola pública na cidade de Sorocaba/SP, em um processo formativo para o
ensino de ciências de interesse na implementação da alfabetização científica.
Levando em consideração que o Estudo de Aula se dá em etapas de
desenvolvimento, as professoras passaram por conceituação com a temática
escolhida em sua abordagem teórica, realizaram de forma colaborativa
planejamentos de aula, aplicaram de forma assíncrona e por fim, realizaram análises
reflexivas. Este processo se mostrou efetivo para o desenvolvimento da
implementação introdutória da alfabetização científica onde as professoras
desenvolveram aspectos da cultura colaborativa entre seus pares, favorecendo seu
desenvolvimento profissional. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | https://lattes.cnpq.br/8213048231177175 | por |