dc.contributor.author | Miranda Gomes, Aline Aparecida | |
dc.date.accessioned | 2022-11-11T11:47:34Z | |
dc.date.available | 2022-11-11T11:47:34Z | |
dc.date.issued | 2021-07-08 | |
dc.identifier.citation | MIRANDA GOMES, Aline Aparecida. Sequência didática como instrumento para a possível promoção do desenvolvimento do engajamento. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17021. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17021 | |
dc.description.abstract | Engagement is a multifaceted construct and its study seeks to trace ways to improve the
teaching-learning process. For this, it analyzes the student's development and their
interactions with school and pedagogical activities, thus observing facilitating actions for
its promotion, as well as their contributions and possibilities for development. The present
qualitative, descriptive and bibliographical research, delimited by the question: “How to
build a didactic sequence in the teaching of Natural Sciences that is supported by the
construct of engagement considering the analysis of a corpus of selected academic
works?”. This analysis will be done through the assumptions of the theoretical framework
of Content Analysis proposed by Bardin (2011). As a contribution of this research, the
construction of a didactic sequence in science education addressing the microorganism
content will be carried out and intends to promote knowledge about the engagement
construct and activities that promote its evidence. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engajamento | por |
dc.subject | Ensino de ciências | por |
dc.subject | Sequência didática | por |
dc.title | Sequência didática como instrumento para a possível promoção do desenvolvimento do engajamento | por |
dc.title.alternative | Didactic sequence as an instrument for the possible promotion of development of engagement | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Julio, Josimeire Meneses | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8805879632103815 | por |
dc.description.resumo | O engajamento é um construto multifacetado e seu estudo busca traçar caminhos para o
melhoramento do processo de ensino aprendizagem, para isto, analisa o desenvolvimento
do aluno e as suas interações com as atividades escolares e pedagógicas, observando
assim ações facilitadoras para sua promoção, bem como suas contribuições e
possibilidades de desenvolvimento. A presente pesquisa de caráter qualitativa, descritiva
e bibliográfica, delimitada pela pergunta: “Como construir uma sequência didática no
ensino de Ciências da Natureza que esteja amparada no construto de engajamento
considerando a análise de um corpus de trabalhos acadêmicos selecionados?”. Esta
análise será feita através de pressupostos do referencial teórico de Análise de Conteúdo
proposto por Bardin (2011). Como contribuição desta pesquisa, a construção de uma
sequência didática no ensino de ciências abordando o conteúdo de microrganismo será
realizada e tem como intenção promover conhecimento acerca do construto de
engajamento e atividades promotoras de sua evidência. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | https://lattes.cnpq.br/5621931077604056 | por |