Mostrar el registro sencillo del ítem
Sequência didática como instrumento para a possível promoção do desenvolvimento do engajamento
dc.contributor.author | Miranda Gomes, Aline Aparecida | |
dc.date.accessioned | 2022-11-11T11:47:34Z | |
dc.date.available | 2022-11-11T11:47:34Z | |
dc.date.issued | 2021-07-08 | |
dc.identifier.citation | MIRANDA GOMES, Aline Aparecida. Sequência didática como instrumento para a possível promoção do desenvolvimento do engajamento. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17021. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17021 | |
dc.description.abstract | Engagement is a multifaceted construct and its study seeks to trace ways to improve the teaching-learning process. For this, it analyzes the student's development and their interactions with school and pedagogical activities, thus observing facilitating actions for its promotion, as well as their contributions and possibilities for development. The present qualitative, descriptive and bibliographical research, delimited by the question: “How to build a didactic sequence in the teaching of Natural Sciences that is supported by the construct of engagement considering the analysis of a corpus of selected academic works?”. This analysis will be done through the assumptions of the theoretical framework of Content Analysis proposed by Bardin (2011). As a contribution of this research, the construction of a didactic sequence in science education addressing the microorganism content will be carried out and intends to promote knowledge about the engagement construct and activities that promote its evidence. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engajamento | por |
dc.subject | Ensino de ciências | por |
dc.subject | Sequência didática | por |
dc.title | Sequência didática como instrumento para a possível promoção do desenvolvimento do engajamento | por |
dc.title.alternative | Didactic sequence as an instrument for the possible promotion of development of engagement | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Julio, Josimeire Meneses | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8805879632103815 | por |
dc.description.resumo | O engajamento é um construto multifacetado e seu estudo busca traçar caminhos para o melhoramento do processo de ensino aprendizagem, para isto, analisa o desenvolvimento do aluno e as suas interações com as atividades escolares e pedagógicas, observando assim ações facilitadoras para sua promoção, bem como suas contribuições e possibilidades de desenvolvimento. A presente pesquisa de caráter qualitativa, descritiva e bibliográfica, delimitada pela pergunta: “Como construir uma sequência didática no ensino de Ciências da Natureza que esteja amparada no construto de engajamento considerando a análise de um corpus de trabalhos acadêmicos selecionados?”. Esta análise será feita através de pressupostos do referencial teórico de Análise de Conteúdo proposto por Bardin (2011). Como contribuição desta pesquisa, a construção de uma sequência didática no ensino de ciências abordando o conteúdo de microrganismo será realizada e tem como intenção promover conhecimento acerca do construto de engajamento e atividades promotoras de sua evidência. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | https://lattes.cnpq.br/5621931077604056 | por |