Show simple item record

dc.contributor.authorOliveira, Débora Helen de
dc.date.accessioned2022-12-02T12:26:23Z
dc.date.available2022-12-02T12:26:23Z
dc.date.issued2022-09-23
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Débora Helen de. A construção do ethos de sujeitos femininos em canções interpretadas por Elis Regina. 2022. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17109.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17109
dc.description.abstractSo as to provoke a reflection on the role of women in society, we turn our eyes to discourses which function meanings on the (re)existence of the genre that is considered as a point to be investigated. Since colonial times, the role of the female gender has been constituted in several points, as in an erotic, inhumane way, or reduced to representations of objects of a certain control and submission, by which men take their control. The system of patriarchy is not away from this symbolic condition, which provoked (and it still provokes) forms of oppression that reflects on bodies, on minds, on listening, on the discourses of these subjects who have become naturalized throughout history, and thus, some attempts of destruction concerning female subjectivities dragged on through an entire historical system. The research aims at understanding and pointing out how female subjects mean themselves in our corpus of analysis, and we focus on relating this corpus to what Maingueneau (2000) names as constituent discourses which would determine certain meanings on what it is to be a woman; and how these meanings are being reflected in the field of Brazilian Popular Music. Our corpus is composed of four songs so that we can outline interpretation gestures in the lyrics, and certain vocal effects which say about the ethos construction of female subjects in songs related to the field of Brazilian Popular Music, by one of its most famous voices, Elis Regina. This research is theoretically based on French Discourse Analysis, under the name of Dominique Maingueneau, as well as the theory of Nelson Costa, when it comes to indicating the field of Brazilian Popular Music as a possible constituent discourse: the Brazilian literary-musical discourse, in which songs by the interpreter Elis Regina are placed, the point at which the inscription of a linguistic functioning as a mobilizer of symbolic production of the meanings that are determined.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectFemininopor
dc.subjectMulherespor
dc.subjectCançãopor
dc.subjectEthoseng
dc.subjectDiscourseeng
dc.subjectFeminineeng
dc.subjectWomeneng
dc.subjectSongeng
dc.subjectEthoseng
dc.titleA construção do ethos de sujeitos femininos em canções interpretadas por Elis Reginapor
dc.title.alternativeThe construction of the ethos of female subjects in songs performed by Elis Reginaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Baronas, Roberto Leiser
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4613001301744682por
dc.contributor.advisor-co1Pires, Livia Maria Falconi
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4769798375720121por
dc.description.resumoEm busca de produzir uma reflexão acerca do papel das mulheres na sociedade, voltamos nossos olhares para discursividades que trazem sentidos sobre a (re)existência do gênero que se coloca como questão a ser investigada. Desde os tempos coloniais, o papel do gênero mulher se constitui em diversas funcionalidades, por vezes de forma erótica, desumana, ou reduzidas a representações de objetos de um certo controle e submissão, pelo qual o homem exercia seu domínio de autoridade. O sistema patriarcal não se isola dessa condição simbólica, o que provocou (e ainda provoca) formas de opressão que causam sentidos nos corpos, nas mentes, nas escutas, nas falas desses sujeitos que se naturalizaram por toda a história, e assim, tentativas de destruição das subjetividades femininas se arrastaram por todo um regime histórico. A pesquisa empreendida tem como um de seus objetivos entender e apontar como o ethos de sujeitos femininos se significam em nosso corpus de análise e buscar relacionar esse corpus ao que Maingueneau (2000) chama de discursos constituintes que determinariam certos sentidos sobre o que é ser mulher; e como esses sentidos que significam estão sendo refletidos no campo da Música Popular Brasileira (MPB). Nosso recorte do material é composto por quatro canções para podermos delinear gestos de interpretação na letra, e certos efeitos de vocalidade que dizem sobre a construção de sujeitos femininos em canções inscritas no campo da Música Popular Brasileira, por meio de uma de suas vozes mais célebres, a de Elis Regina. Essa pesquisa está amparada teórica e metodologicamente sob a égide de postulados da Análise do Discurso francesa, em nome de Dominique Maingueneau, assim como a percepção epistemológica apontada por Nelson Costa, ao indicar o campo da Música Popular Brasileira como um possível discurso constituinte: o discurso literomusical brasileiro, em que canções da intérprete Elis Regina se delimitam e se inscrevem, ponto pelo qual se localiza a inscrição de um funcionamento linguístico como mobilizador de produção simbólica dos sentidos que se configuram.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2312934882502047por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

CC0 1.0 Universal
Except where otherwise noted, this item's license is described as CC0 1.0 Universal