Show simple item record

dc.contributor.authorSpasiani, Monique Vanzo
dc.date.accessioned2023-01-09T18:17:48Z
dc.date.available2023-01-09T18:17:48Z
dc.date.issued2022-09-30
dc.identifier.citationSPASIANI, Monique Vanzo. A formação de professores de línguas estrangeiras para o contexto bi/plurilíngue (surdo e ouvinte): um diálogo entre o previsto, o praticado e a perspectiva translíngue. 2022. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17190.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17190
dc.description.abstractDespite the increasing recognition on the topics of diversity and on the demands of contemporaneity, the teaching and learning process of a Foreign Language (FL) for bi/plurilingual students (deaf and hearing students) in Brazil still presents problems, especially regarding the lack of certified professionals to work with such audience (MICHELI, 2020; SANTO, 2019; SPASIANI, 2018), even though the The National Curriculum Guidelines for Teacher Training Courses points that diversity issues, current educational and/or social needs, and an emancipatory and non-discriminatory education must be addressed in the teacher training courses. Thus, through this multiple case study (YIN, 2005) with a qualitative-interpretative paradigm, we investigated how Brazilian higher education, in the Bachelor’s Degree in English Language and Literature teacher training courses, is dealing with the country's new educational challenges, especially regarding the formation of the FL teacher for bi/plurilingual teaching, whether for hearing or deaf students. Next, the objective was to evaluate which mechanisms, in the light of the Translingual Perspective (GARCÍA and YIP, 2015; GARCÍA and LI WEI, 2014), could be implemented in FL teacher training courses, in order to support their actions in these contexts and develop appropriate skills for the profession. For this, we used document analysis, the experience report of this researcher, and questionnaires combined with interviews with language teacher trainers, trained teachers and also in-training teachers. The analysis of the data suggested that Brazilian public universities are still beginners when it comes to the training of language teachers of bi/multilingual students, whether for hearing or deaf students, and that the Translingual Perspective (GARCÍA and YIP, 2015; GARCÍA and LI WEI, 2014) and Almeida Filho's (1993) model of Language Teachers Competencies can guide and positively add to this still deficient scenario. Furthermore, it is understood that these discussions can contribute to the training of bi/multilingual teachers in the country, guiding the performance of Higher Education Institutions (HEIs) according to the needs and paradigms of contemporary times.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de surdospor
dc.subjectFormação profissionalpor
dc.subjectEnsino-aprendizagem de inglês como LEpor
dc.subjectLíngua estrangeirapor
dc.subjectEducação bilínguepor
dc.subjectEducação plurilínguepor
dc.subjectPerspectiva translínguepor
dc.subjectCompetências dos professores de línguaspor
dc.subjectBilingual educationeng
dc.subjectMultilingual educationeng
dc.subjectForeign languageeng
dc.titleA formação de professores de línguas estrangeiras para o contexto bi/plurilíngue (surdo e ouvinte): um diálogo entre o previsto, o praticado e a perspectiva translínguepor
dc.title.alternativeThe training of foreign language teachers for the bi/plurilingual context (deaf and hearing students): a dialogue among what is expected, what is practiced and the translingual perspectiveeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Silva, Vera Lucia Teixeira da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4421134009136228por
dc.description.resumoApesar do crescente (re)conhecimento sobre os tópicos da diversidade e sobre as exigências da contemporaneidade, o ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira (LE) de alunos bi/plurilíngues (surdos e ouvintes) no Brasil ainda apresenta problemas, sobretudo no que tange à ausência de formação profissional para o trabalho com esse público (MICHELI, 2020; SANTO, 2019; SPASIANI, 2018), muito embora as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Licenciatura indiquem a necessidade de que sejam contempladas na formação de licenciandos as questões da diversidade, das necessidades educativas e/ou sociais atuais e de que se assuma um compromisso com uma educação emancipatória e sem discriminações. Destarte, por meio deste estudo de caso múltiplo (YIN, 2005) de paradigma qualitativo-interpretativista, pretende-se investigar como a educação superior brasileira nos cursos de Licenciatura em Letras está lidando com os novos desafios educacionais do país, sobretudo no que diz respeito à formação do professor de LE para o ensino bi/plurilíngue, seja de ouvintes ou de surdos. Em seguida, objetiva-se avaliar quais mecanismos, à luz da Perspectiva Translíngue (GARCÍA e YIP, 2015; GARCÍA e LI WEI, 2014), poderiam ser implementados nos cursos de formação de professores de LE, visando a amparar suas atuações nesses contextos e desenvolver competências adequadas à profissão. Para isso, utilizou-se de análise documental, relato de experiência desta pesquisadora e de questionários combinados com entrevistas com professores de línguas formadores, formados e em formação. A análise dos dados construídos sugeriu que as universidades públicas brasileiras ainda são principiantes quando se trata da formação de professores de línguas bi/plurilíngues, seja de ouvintes ou de surdos, e que a Perspectiva Translíngue (GARCÍA e YIP, 2015; GARCÍA e LI WEI, 2014) e o modelo de Competências de Professores de Línguas de Almeida Filho (1993) podem orientar e agregar positivamente a esse cenário ainda deficitário. No mais, entende-se que essas discussões podem contribuir para a formação de professores bi/plurilíngues no país, orientando a atuação das Instituições Superiores de Ensino (IES) de acordo com as necessidades e os paradigmas da contemporaneidade.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1303220684033694por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil