dc.contributor.author | Aceituno, Gabriela | |
dc.date.accessioned | 2023-01-11T16:13:12Z | |
dc.date.available | 2023-01-11T16:13:12Z | |
dc.date.issued | 2017-11-30 | |
dc.identifier.citation | ACEITUNO, Gabriela. Aspectos históricos da creche pública em Sorocaba a partir das memórias de seus protagonistas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17204. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17204 | |
dc.description.abstract | This paper rescues the historical context of the beginning of child care in Sorocaba
and analyzes the process of institutionalization of day care. The research, in its
methodological organization, is qualitative and bibliographical, and was carried out
from the reading of theses, articles, books and documents referring to the history of
day care in the country, with attention to the process in Sorocaba, including federal
laws, state and municipal education and childhood. In addition, reinforcing the
qualitative aspect, the research was also based on interviews carried out in June and
July 2017, with people who worked at the beginning of the day care center in the city,
or even before their institutionalization, and who participated directly in the process of
inclusion of the nursery in the field of Education immediately after the Federal
Constitution, and in the Sorocaba Secretariat of Education in the year 2016. Thus, it
is a descriptive bibliographical research, supported by the Oral History methodology.
With the main objective of mapping the history of child care in Sorocaba and,
secondarily, pointing out and reflecting on the conventions we have about child care.
The bibliographical research and the interviews conducted allow us to identify
advances achieved by the day care center over the years and the challenges to be
faced today. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | História da Creche | por |
dc.subject | Sorocaba | por |
dc.subject | Child education | eng |
dc.subject | Childhood History | eng |
dc.subject | Sorocaba (city) | eng |
dc.title | Aspectos históricos da creche pública em Sorocaba a partir das memórias de seus protagonistas | por |
dc.title.alternative | Historical aspects of the public nursery in Sorocaba from of the memories of its protagonists | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Maria Walburga dos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2954227254025696 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho resgata o contexto histórico do início do atendimento infantil em
Sorocaba e analisa o processo de institucionalização da creche. A pesquisa, em sua
organização metodológica, é de ordem qualitativa e bibliográfica, e foi realizada a
partir de leitura de teses, artigos, livros e documentos referentes a história da creche
no país, com atenção ao processo em Sorocaba, incluindo as leis federais,
estaduais e municipais de educação e infância. Além disso, reforçando o cunho
qualitativo, a pesquisa também se baseou em entrevistas, realizadas nos meses de
junho e julho de 2017, com pessoas que trabalharam no início da creche na cidade,
ou mesmo antes de sua institucionalização, e que participaram diretamente do
processo de inclusão da creche no campo da Educação logo após a Constituição
Federal, e na Secretaria de Educação de Sorocaba no ano de 2016. Desse modo, é
uma pesquisa bibliográfica descritiva, com suporte na metodologia de História Oral.
Com o objetivo principal de mapear a história do atendimento à infância em
Sorocaba e, em segundo plano, apontar e refletir a respeito dos convencionalismos
que temos sobre a creche. A pesquisa bibliográfica e as entrevistas realizadas
permitem identificar avanços alcançados pela creche ao longo dos anos e os
desafios a serem enfrentados nos dias atuais. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9787048458711616 | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedL-So | por |