dc.contributor.author | Batalha, Douglas | |
dc.date.accessioned | 2023-01-11T16:17:58Z | |
dc.date.available | 2023-01-11T16:17:58Z | |
dc.date.issued | 2022-11-29 | |
dc.identifier.citation | BATALHA, Douglas. Por uma leitura crítica da categoria consciência na obra “Educação como prática da liberdade” de Paulo Freire. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17205. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17205 | |
dc.description.abstract | The aim of this work is to present, discuss and critically position itself regarding the category consciência in the work “Educação como prática da liberdade” (1967) by Paulo Freire (1921– 1997). For that, a qualitative approach will be used with emphasis, through bibliographic and documental survey, as well as complementary bibliography. The text will be guided by the guiding question: why does understanding the category consciência require a critical reading of the work “Educação como prática da liberdade” and, consequently, of freirean thought? The results obtained, in addition to the writing of this monograph, indicated that the critical resumption of the work studied is important and, in particular, the category consciência, since the observance of the conditions of writing and circulation of the book in its particular time and historical space , in addition to the arrangement itself and internal and intrinsic relationships to the text, better allow the scope and relationship in perspective of this with the development of freirean thought. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Consciência | por |
dc.subject | Paulo Freire | por |
dc.subject | Educação como Prática da Liberdade | por |
dc.subject | Conscience | eng |
dc.subject | Paulo Freire | por |
dc.subject | Education as a Practice of Freedom | eng |
dc.title | Por uma leitura crítica da categoria consciência na obra “Educação como prática da liberdade” de Paulo Freire | por |
dc.title.alternative | For a critical reading of the category conscience in the “Educação como prática da liberdade” by Paulo Freire | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Antonio Fernando Gouvêa da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9621931288117213 | por |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é apresentar, discutir e posicionar-se criticamente a respeito da categoria consciência na obra “Educação como prática da liberdade” (1967) de Paulo Freire (1921–1997). Para tanto, será utilizada com ênfase uma abordagem qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico e documental, assim como bibliografia complementar. O texto será pautado pela pergunta norteadora: por que a compreensão da categoria consciência exige uma leitura crítica da obra “Educação como prática da liberdade” e, consequentemente, do pensamento freireano? Os resultados obtidos, para além da própria escrita desta monografia, indicaram ser importante a retomada crítica da obra estudada e, em específico, a categoria consciência, uma vez que a observância das condições de escrita e circulação do livro em seu determinado tempo e espaço histórico, além do próprio arranjo e relações internas e intrínsecas ao texto, melhor permitem o alcance e relação em perspectiva desta com o desenvolvimento do pensamento freireano. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6371141638709150 | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedL-So | por |