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dc.contributor.authorLee, Diany Akiko Nakamura
dc.date.accessioned2023-01-31T13:50:19Z
dc.date.available2023-01-31T13:50:19Z
dc.date.issued2023-01-24
dc.identifier.citationLEE, Diany Akiko Nakamura. Língua Brasileira de Sinais (Libras) como proposta metodológica na Educação Infantil: uma análise do processo de ensino e aprendizado em uma sala da Unidade de Atendimento à Criança – UAC/UFSCar. 2023. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17306.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17306
dc.description.abstractThis master's research presents a methodological proposal for teaching and learning Libras as a second language for hearing children, seeking to facilitate the acquisition of the mother tongue and improve the development of different languages for children aged 03 to 04 years. To achieve this goal, family members' impressions were analyzed as to how Libras was constituted as a mediating activity in the development of languages in Early Childhood Education, verifying at which times and in what way the child used the language to communicate or express. This methodological proposal is based on children's literature, the class teacher's pedagogical practice, partnership with parents and collective and concomitant development with other research, teaching and extension projects aimed at the same age group. The research was carried out in the context of the pandemic, that is, off-site at the school institution and at home, with parents and responsible family members. The theoretical framework for the development of such a proposal has contributions and voices from Mikhail Bakhtin's Theory of Enunciation (2003; 2004, 2017; 2000a; 2000b) and Lev Vygotsky's Theory of Dialectical-Historical Materialism (1984; 2010), Natural Method by Stephen Krashen (1982; 1983). The ethnographic and collaborative research had data collection through reports, photos and videos on WhatsApp of the parents/guardians and the materials of 4 (four) children, sent by the relatives over 28 (twenty-eight) weeks were analyzed during the school year 2020. The qualitative analysis of data from Libras as a mediator in Early Childhood Education proves to be a facilitator in children's multiliteracies, helping to build new meanings through the experience and experience of children with other discursive genres, improving their various languages and various situations of communicative interaction, thus contributing to the areas of Linguistics, Education and Pedagogy.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispor
dc.subjectMultiletramentospor
dc.subjectProposta Metodológicapor
dc.subjectEarly Childhood Educationeng
dc.subjectBrazilian Sign Languageeng
dc.subjectMultiliteracieseng
dc.subjectMethodological proposaleng
dc.titleLíngua Brasileira de Sinais (Libras) como proposta metodológica na Educação Infantil: uma análise do processo de ensino e aprendizado em uma sala da Unidade de Atendimento à Criança – UAC/UFSCarpor
dc.title.alternativeBrazilian Sign Language (Libras) as a methodological proposal in Early Childhood Education: an analysis of the teaching and learning process in a room at the Child Care Unit – UAC/UFSCareng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Zuin, Poliana Bruno
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0389350936548546por
dc.description.resumoEsta pesquisa de mestrado apresenta uma proposta metodológica de ensino e aprendizado da Libras como segunda língua para crianças ouvintes, buscando facilitar a aquisição da língua materna e aprimorar o desenvolvimento das diferentes linguagens das crianças de 03 a 04 anos de idade. Para atingir este objetivo analisou-se as impressões dos familiares de como a Libras se constituiu como atividade mediadora do desenvolvimento das linguagens na Educação Infantil, verificando-se em quais momentos e de que maneira a criança utilizava-se do idioma para se comunicar ou expressar. Esta proposta metodológica tem seu delineamento junto à literatura infantil, à prática pedagógica da docente da classe, à parceria com os pais e ao desenvolvimento coletivo e concomitante com outros projetos de pesquisa, ensino e extensão destinados à mesma faixa etária. A pesquisa foi realizada no contexto da pandemia, ou seja, de forma não presencial na instituição escolar e em casa, com os pais e familiares responsáveis. O referencial teórico para o desenvolvimento de tal proposta conta com contribuições e vozes da Teoria da Enunciação de Mikhail Bakhtin (2003; 2004, 2017; 2000a; 2000b) e Teoria do Materialismo histórico-dialético de Lev Vygotsky (1984; 2010), Método Natural (Approach) de Stephen Krashen (1982; 1983). A pesquisa etnográfica e colaborativa teve coleta de dados por meio de relatos, fotos e vídeos no WhatsApp dos pais/responsáveis e foram analisados os materiais de 4 (quatro) crianças, enviados pelos familiares ao longo de 28 (vinte e oito) semanas durante o ano letivo de 2020. A análise qualitativa dos dados da Libras como mediadora na Educação Infantil mostra-se um facilitador nos multiletramentos infantis, auxiliando na construção de novos significados através da vivência e da experienciação das crianças com outros gêneros discursivos, aprimoramento de suas diversas linguagens e várias situações de interação comunicativas, contribuindo assim para as áreas da Linguística, Educação e Pedagogia.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor
dc.description.sponsorshipIdProcesso nº 88887.513350/2020-00, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4920418504204771por


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