dc.contributor.author | Costa, Elidiana Aparicio da | |
dc.date.accessioned | 2023-02-10T18:46:24Z | |
dc.date.available | 2023-02-10T18:46:24Z | |
dc.date.issued | 2022-09-30 | |
dc.identifier.citation | COSTA, Elidiana Aparicio da. O componente curricular de língua inglesa na BNCC e no Currículo Paulista sob o prisma da educação linguística. 2022. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17372. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17372 | |
dc.description.abstract | The paper introduces the results of a research that investigated how approached linguistics education is introduced in two different documents: the BNCC and the Paulista Curriculum. Those documents have been current since 2017 and 2019, respectively. It is important that teachers of English know how these documents were built and what pedagogical assumptions direct them. In this perspective, it is understood that, reflecting on their practice, teachers can provide students a critical and reflective learning. The theoretical framework comprises the studies developed by Ferraz (2018), Duboc (2018), Britto (2012), Bagno e Rangel (2005), Bechara (2005), Lomas (2003), Travaglia (2003) e Spolsky (1974) it was discussed perspectives of linguistics education. The research follows a qualitative approach and makes use of a documental analysis, to reach its goal. The results show that although the documents bring and support the idea of teaching focused on linguistics education, in some excerpts, in both documents, the integral training they suggest does not come true. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Língua inglesa | por |
dc.subject | Educação linguística | por |
dc.subject | BNCC | por |
dc.subject | Currículo Paulista | por |
dc.subject | Documentos oficiais | por |
dc.subject | English language | eng |
dc.subject | Linguistics education | eng |
dc.subject | Paulista Curriculum | eng |
dc.subject | Official documents | eng |
dc.title | O componente curricular de língua inglesa na BNCC e no Currículo Paulista sob o prisma da educação linguística | por |
dc.title.alternative | The English language curricular component in the BNCC and in the Paulista Curriculum from the perspective of language education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Vera Lucia Teixeira da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4421134009136228 | por |
dc.description.resumo | A presente dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou investigar como é abordada a educação linguística no componente curricular de língua inglesa nos anos finais do ensino fundamental, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo Paulista. Os referidos documentos oficiais estão vigentes desde 2017 e 2019, respectivamente. É importante que os educadores da área de língua inglesa saibam como foram construídos os documentos e quais pressupostos pedagógicos os direcionam. Nessa perspectiva, compreendemos que, ao refletir sobre a sua prática, o professor consegue proporcionar ao aluno uma aprendizagem também crítica e reflexiva. Assim, por meio das contribuições teóricas de Ferraz (2018), Duboc (2018), Britto (2012), Bagno e Rangel (2005), Bechara (2005), Lomas (2003), Travaglia (2003) e Spolsky (1974) foram discutidas as perspectivas da educação linguística. Pela abordagem qualitativa, propusemos investigar, por meio de uma análise documental, como a educação linguística é tratada nos documentos oficiais. A partir da análise dos dados, concluímos que apesar de os documentos trazerem e apoiarem a ideia de um ensino voltado para a educação linguística, localizamos, em alguns excertos, em ambos os documentos, determinados conteúdos que nos são apresentados de forma fragmentada contrariando assim, a formação integral que sugerem. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4419502870977045 | por |