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dc.contributor.authorBogoni, Lucas
dc.date.accessioned2023-02-23T14:59:07Z
dc.date.available2023-02-23T14:59:07Z
dc.date.issued2023-01-23
dc.identifier.citationBOGONI, Lucas. Implantação e implementação da lei 12711/2012 no Instituto Federal de São Paulo - Campus Salto/SP: vieses da gestão democrática. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17410.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17410
dc.description.abstractThis work focuses on the issue of affirmative actions, more precisely those aimed at access to Higher Education. The object of study is the analysis of the implantation and implementation of Law 12.771/2012 at the IFSP Campus Salto, seen from the perspective of democratic management, understanding it from the aspects of participation, transparency and decentralization. This is an exploratory case study research, carried out based on the phenomenological paradigm with a qualitative approach. The main data collection technique is documental. We started with a survey of the state of knowledge, moving on to a history of the region where the object is located. The time frame is from 2012 to 2016, due to the implementation period established by the aforementioned law. A discussion on affirmative actions based on public policy formulation instruments was highlighted and the social nature of Law 12,711/2012 was discussed. After defining the concepts of democratic management, selecting and analyzing the documents, a discussion of the democratic biases of the quota policy at Campus Salto was carried out. Finally, it was noticed that Law 12,711/12 was implemented without the participation of the community and there was no discussion on the issue of quotas guided by the institution and actions to monitor quotas were not even instituted. The implementation process was centralized and transparency compromised by the lack of affirmative action follow-up.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAções Afirmativaspor
dc.subjectInstituto Federal de São Paulopor
dc.subjectImplementaçãopor
dc.subjectAffirmative Actionseng
dc.subjectFederal Institute of São Pauloeng
dc.subjectImplementationeng
dc.titleImplantação e implementação da lei 12711/2012 no Instituto Federal de São Paulo - Campus Salto/SP: vieses da gestão democráticapor
dc.title.alternativeDeployment and implementation of law 12711/2012 at the Federal Institute of São Paulo - Campus Salto/SP: biases of democratic managementeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lima, Paulo Gomes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5109357037661496por
dc.description.resumoEste trabalho debruça-se sobre a questão das ações afirmativas, mais precisamente as voltadas para o acesso ao Ensino Superior. O objeto de estudo é a análise da implantação e a implementação da Lei 12.771/2012 no IFSP Campus Salto, visto sob uma ótica da gestão democrática, entendendo-a a partir dos aspectos de participação, transparência e descentralização. Trata-se de uma pesquisa exploratória do tipo estudo de caso, realizada com base no paradigma fenomenológico com enfoque qualitativo. A principal técnica de coleta de dados é a documental. Iniciamos com uma pesquisa do estado do conhecimento, seguindo para um histórico da região onde se encontra o objeto. O recorte temporal é de 2012 a 2016, devido ao prazo de implementação estabelecido pela referida lei. Destacou-se uma discussão sobre ações afirmativas a partir de um instrumental de formulação de políticas públicas e discutiu-se o caráter social da Lei 12.711/2012. Definidos os conceitos de gestão democrática, selecionados e analisados os documentos, foi realizada uma discussão dos vieses democráticos da política de cotas do Campus Salto. Por fim, percebeu-se que a Lei 12.711/12 foi implementada sem a participação da comunidade e não houve discussão sobre a questão das cotas guiada pela instituição, nem mesmo foram instituídas ações de acompanhamento das cotas. O processo de implementação foi centralizado e a transparência comprometida pela falta de acompanhamento da ação afirmativa.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7717436202623877por


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