Show simple item record

dc.contributor.authorNeto, Ari Teixeira Almeida
dc.date.accessioned2023-02-27T18:48:56Z
dc.date.available2023-02-27T18:48:56Z
dc.date.issued2023-02-02
dc.identifier.citationNETO, Ari Teixeira Almeida. A relação entre as pedagogias de Célestin Freinet e Adolphe Ferrière: um estado do conhecimento. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17422.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17422
dc.description.abstractThis dissertation aims to map Brazilian research that relates Freinet and Ferrière educators in the period from 2017 to 2021. For this, a State of Knowledge research was carried out. In the survey, 258 published works were located, being 24 theses, 51 dissertations, 9 graduation monographs, 1 specialization monograph and 173 articles. After a refinement of these works, and a qualitative analysis, we had as a result, the synthesis of the views of the authors of the mapped studies as follows: For 15 works, which corresponds to 60% of the total, the pedagogies of Freinet and Ferrière are related to the fact that both are linked to the New School Movement. In 5 works, which corresponds to 20% of the total, the relationship between the educators' pedagogies is that Ferrière's Active pedagogy served as a reference for the development of Freinet's pedagogy. In the view of 3 works, which corresponds to 12% of the total, the relationship between the authors' pedagogies is that the two influenced the emergence and consolidation of the Reggian Approach to early childhood education. And for 2 works, which corresponds to 8% of the total, the pedagogies are related in the sense of defending the same practices, which are: project pedagogy and the importance of promoting outdoor education, in contact with nature. In the end, this mapping is expected to motivate further research on the subject, emphasizing the importance of studying in depth the relationship between the pedagogy of these two authors, and also the importance of studies focused on the pedagogy of Adolphe Ferrière, as it is perceived during the research, the low amount of research focused specifically on the pedagogy of this author.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectAdolphe Ferrièrepor
dc.subjectCélestin Freinetpor
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectPedagogyeng
dc.titleA relação entre as pedagogias de Célestin Freinet e Adolphe Ferrière: um estado do conhecimentopor
dc.title.alternativeThe relationship between the pedagogies of Célestin Freinet and Adolphe Ferrière: a state of knowledgeeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Fortunato, Ivan
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8293044394759438por
dc.description.resumoEssa dissertação tem como objetivo mapear as pesquisas brasileiras que relacionam os educadores Freinet e Ferrière no período de 2017 a 2021. Para isso, foi realizada uma pesquisa do tipo Estado do Conhecimento. No levantamento, foram localizados 258 trabalhos publicados, sendo 24 teses, 51 dissertações, 9 monografias de graduação, 1 monografia de especialização e 173 artigos. Após um refinamento desses trabalhos, e uma análise qualitativa, tivemos como resultado, a síntese das visões dos autores dos estudos mapeados da seguinte forma: Para 15 trabalhos, o que corresponde a 60% do total, as pedagogias de Freinet e Ferrière tem como relação o fato de que ambas são ligadas ao Movimento Escola Nova. Em 5 trabalhos, o que corresponde a 20% do total, a relação entre as pedagogias dos educadores, é que a pedagogia Ativa de Ferrière serviu como referência para o desenvolvimento da pedagogia Freinetiana. Na visão de 3 trabalhos, o que corresponde a 12% do total, a relação entre as pedagogias dos autores, é que as duas influenciaram o surgimento e a consolidação da Abordagem Reggiana da educação infantil. E para 2 trabalhos, o que corresponde a 8% do total, as pedagogias se relacionam no sentido de defenderem as mesmas práticas, que são: pedagogia de projetos e a importância promover a educação ao ar livre, em contato com a natureza. Ao final, espera-se que este mapeamento motive novas pesquisas sobre o tema, ressaltando a importância de estudar de maneira aprofundada a relação entre a pedagogia desses dois autores, e também a importância de estudos focados na pedagogia de Adolphe Ferrière, pois percebe-se durante a pesquisa, a baixa quantidade de pesquisas focadas especificamente na pedagogia desse autor.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4415086378116518por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution 3.0 Brazil