Show simple item record

dc.contributor.authorMonteiro, Adriana Vilhena
dc.date.accessioned2023-03-02T18:32:25Z
dc.date.available2023-03-02T18:32:25Z
dc.date.issued2023-02-06
dc.identifier.citationMONTEIRO, Adriana Vilhena. A implementação da Lei de Cotas na Universidade Federal do Acre entre 2013 e 2014: percursos, apoio e inserção social. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17442.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17442
dc.description.abstractThe objective of this research was to analyze the implementation of the quota law at the Federal University of Acre from 2013 to 2014, focusing on the historical itineraries covered in its implementation, the repercussions of institutional support at UFAC and the lessons learned about social inclusion of quota students, after the implementation of Law nº 12.711/2012. The methodological course consists preliminarily of a bibliographic survey in the specialized literature on the subject and through the Bank of CAPES and BDTD at the level of theses and dissertations comprising works on the institutional locus. A qualitative approach and data treatment were used through content analysis based on the works of Bardin (2011), concerning the documentation studied. The procedures used for data collection included: 1. Selection of institutional documentation within the selected range; 2. Analysis of the predominant actions regarding the implementation of the Quota Law at UFAC regarding: a) paths, b) support and c) social insertion. The study showed that UFAC immediately adhered to the process of implementing the Quota Law at an institutional level, however, this law, which changed the entire scenario of social diversity at the university, was only debated within the scope of its University Council, a more extensive and prior definition of its purposes and standardization of its structure and functioning on campus did not happen, although institutional support was provided. As for the result of social inclusion, it was noticed that the law applied to the university made it possible for minority groups to benefit and programs and student assistance actions were created and implemented to welcome quota students, however, there are still those not included in the broader spectrum of Brazilian education.eng
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolíticas de Ações Afirmativaspor
dc.subjectInclusão Social na Universidadepor
dc.subjectUniversidade Federal do Acrepor
dc.subjectAffirmative Action Policieseng
dc.subjectSocial Inclusion to the Universityeng
dc.subjectFederal University of Acreeng
dc.titleA implementação da Lei de Cotas na Universidade Federal do Acre entre 2013 e 2014: percursos, apoio e inserção socialpor
dc.title.alternativeThe implementation of the quota law at the Federal University of Acre between 2013 and 2014: paths, support and social insertioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lima, Paulo Gomes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5109357037661496por
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi o de analisar a implementação da lei de cotas na Universidade Federal do Acre no período de 2013 a 2014, focalizando os itinerários históricos percorridos em sua implementação, as repercussões do apoio institucional na UFAC e as lições aprendidas acerca da inserção social de estudantes cotistas, pós-implementação da Lei nº 12.711/2012. O percurso metodológico constitui-se preliminarmente de um levantamento bibliográfico na literatura especializada sobre a temática e por meio do Banco da CAPES e BDTD em nível de teses e dissertações compreendendo trabalhos sobre o lócus institucional. Utilizou-se a abordagem qualitativa e o tratamento de dados por meio da análise de conteúdo a partir das obras de Bardin (2011), concernente à documentação estudada. Os procedimentos utilizados para coleta de dados incluíram: 1. Seleção de documentação institucional no intervalo do recorte selecionado; 2. Análise das ações predominantes quanto à implementação da Lei de Cotas na UFAC quanto: a) percursos, b) apoio e c) inserção social. O estudo mostrou que a UFAC aderiu imediatamente ao processo de implementação da Lei de Cotas em nível institucional, no entanto, essa lei, que mudou todo o cenário de diversidade social da universidade, foi debatida apenas no âmbito do seu Conselho Universitário, uma socialização mais ampla e prévia dos fins e normatização de sua estrutura e funcionamento no campus não aconteceu, embora o apoio institucional tenha se dado. Quanto ao resultado da inserção social, percebeu-se que a lei aplicada à universidade oportunizou o ingresso para os grupos minoritários beneficiados e programas e ações de assistência estudantil foram criados e implementados para o acolhimento dos alunos cotistas, contudo, ainda resta os não contemplados no espectro mais amplo da educação brasileira.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8001096853636560por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil