dc.contributor.author | Monteiro, Adriana Vilhena | |
dc.date.accessioned | 2023-03-02T18:32:25Z | |
dc.date.available | 2023-03-02T18:32:25Z | |
dc.date.issued | 2023-02-06 | |
dc.identifier.citation | MONTEIRO, Adriana Vilhena. A implementação da Lei de Cotas na Universidade Federal do Acre entre 2013 e 2014: percursos, apoio e inserção social. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17442. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17442 | |
dc.description.abstract | The objective of this research was to analyze the implementation of the quota law at the Federal University of Acre from 2013 to 2014, focusing on the historical itineraries covered in its implementation, the repercussions of institutional support at UFAC and the lessons learned about social inclusion of quota students, after the implementation of Law nº 12.711/2012. The methodological course consists preliminarily of a bibliographic survey in the specialized literature on the subject and through the Bank of CAPES and BDTD at the level of theses and dissertations comprising works on the institutional locus. A qualitative approach and data treatment were used through content analysis based on the works of Bardin (2011), concerning the documentation studied. The procedures used for data collection included: 1. Selection of institutional documentation within the selected range; 2. Analysis of the predominant actions regarding the implementation of the Quota Law at UFAC regarding: a) paths, b) support and c) social insertion. The study showed that UFAC immediately adhered to the process of implementing the Quota Law at an institutional level, however, this law, which changed the entire scenario of social diversity at the university, was only debated within the scope of its University Council, a more extensive and prior definition of its purposes and standardization of its structure and functioning on campus did not happen, although institutional support was provided. As for the result of social inclusion, it was noticed that the law applied to the university made it possible for minority groups to benefit and programs and student assistance actions were created and implemented to welcome quota students, however, there are still those not included in the broader spectrum of Brazilian education. | eng |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Políticas de Ações Afirmativas | por |
dc.subject | Inclusão Social na Universidade | por |
dc.subject | Universidade Federal do Acre | por |
dc.subject | Affirmative Action Policies | eng |
dc.subject | Social Inclusion to the University | eng |
dc.subject | Federal University of Acre | eng |
dc.title | A implementação da Lei de Cotas na Universidade Federal do Acre entre 2013 e 2014: percursos, apoio e inserção social | por |
dc.title.alternative | The implementation of the quota law at the Federal University of Acre between 2013 and 2014: paths, support and social insertion | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Paulo Gomes | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5109357037661496 | por |
dc.description.resumo | O objetivo desta pesquisa foi o de analisar a implementação da lei de cotas na Universidade Federal do Acre no período de 2013 a 2014, focalizando os itinerários históricos percorridos em sua implementação, as repercussões do apoio institucional na UFAC e as lições aprendidas acerca da inserção social de estudantes cotistas, pós-implementação da Lei nº 12.711/2012. O percurso metodológico constitui-se preliminarmente de um levantamento bibliográfico na literatura especializada sobre a temática e por meio do Banco da CAPES e BDTD em nível de teses e dissertações compreendendo trabalhos sobre o lócus institucional. Utilizou-se a abordagem qualitativa e o tratamento de dados por meio da análise de conteúdo a partir das obras de Bardin (2011), concernente à documentação estudada. Os procedimentos utilizados para coleta de dados incluíram: 1. Seleção de documentação institucional no intervalo do recorte selecionado; 2. Análise das ações predominantes quanto à implementação da Lei de Cotas na UFAC quanto: a) percursos, b) apoio e c) inserção social. O estudo mostrou que a UFAC aderiu imediatamente ao processo de implementação da Lei de Cotas em nível institucional, no entanto, essa lei, que mudou todo o cenário de diversidade social da universidade, foi debatida apenas no âmbito do seu Conselho Universitário, uma socialização mais ampla e prévia dos fins e normatização de sua estrutura e funcionamento no campus não aconteceu, embora o apoio institucional tenha se dado. Quanto ao resultado da inserção social, percebeu-se que a lei aplicada à universidade oportunizou o ingresso para os grupos minoritários beneficiados e programas e ações de assistência estudantil foram criados e implementados para o acolhimento dos alunos cotistas, contudo, ainda resta os não contemplados no espectro mais amplo da educação brasileira. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8001096853636560 | por |