Show simple item record

dc.contributor.authorLima, Micaele Cristina Sousa
dc.date.accessioned2023-03-14T17:05:45Z
dc.date.available2023-03-14T17:05:45Z
dc.date.issued2023-02-28
dc.identifier.citationLIMA, Micaele Cristina Sousa. Práticas pedagógicas de alfabetização e letramento de crianças surdas na língua portuguesa escrita utilizando a Libras. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17493.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17493
dc.description.abstractThe general objective of this work is to investigate how the literacy and literacy process of deaf children works so that they can acquire a linguistic base at an early age so that there is no damage to their education and learning of the written Portuguese language. To this end, it was first necessary to carry out a brief bibliographical survey about language, as well as its acquisition, in order to analyze where in language literacy enters and where literacy enters and its relevance in the education of the deaf. Another important aspect addressed is the role of the school as a space for social interaction, and as such, the role of literacy and literacy for deaf children, so that they, as well as hearing children, can be able to communicate with each other. Furthermore, a subject that could not be left aside, as it is the main guide on this path; it is the teacher, how his training should be so that every need of each student in his learning can be met, so that he feels welcomed and perceives his own progress both in learning and in society. Since the training of a teacher is analyzed through some basic guidelines, this work seeks, through a literature review, to point to the educational and social impact that the teaching of Libras can have on teacher training. The methodology used for the research was the analysis of videos from the channel “O Diário de Fiorella”, in order to understand how Fiorella acquired the written Portuguese language. Finally, the relevance of the mandatory subject of Libras in Teaching Degrees was highlighted, as well as examples of pedagogical practices for this group, which, like all others, needs to be seen, remembered and attended to according to their individual needs.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de Surdospor
dc.subjectAlfabetização e Letramentopor
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinaispor
dc.subjectLíngua Portuguesa Escritapor
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subjectDeaf Educationeng
dc.subjectLiteracy and Literacyeng
dc.subjectBrazilian Sign Languageeng
dc.subjectWritten Portuguese Languageeng
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.titlePráticas pedagógicas de alfabetização e letramento de crianças surdas na língua portuguesa escrita utilizando a Libraspor
dc.title.alternativePedagogical practices of literacy and literacy of deaf children in written Portuguese language using Libraseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Rocha, Daniele Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0948893650052847por
dc.description.resumoO objetivo geral deste trabalho é investigar como funciona o processo de alfabetização e letramento de crianças surdas a fim de que possam adquirir uma base linguística na idade tenra para que não ocorra prejuízo na sua educação e aprendizagem da língua portuguesa escrita. Para este fim, foi necessário primeiro fazer-se um breve levantamento bibliográfico a respeito da linguagem, bem como sua aquisição, para assim analisar onde na linguagem entra a alfabetização e onde entra o letramento e sua relevância na educação de surdos. Outro aspecto importante abordado é o papel da escola como espaço de interação social, e como tal qual o papel da alfabetização e letramento de crianças surdas, para que estas bem como as crianças ouvintes possam ser capazes de comunicar-se entre si. Além disso um assunto que não podia ser deixado de lado, pois é o principal guia neste caminho: é o professor, como sua formação deve ser para que cada necessidade de cada aluno em seu aprendizado possa ser suprida, para que assim ele se sinta acolhido e perceba seu próprio progresso tanto no aprendizado quanto em sociedade. Uma vez que a formação de um professor é analisada através de algumas diretrizes básicas, esse trabalho busca através de revisão de literatura apontar para o impacto educacional e social que o ensino da disciplina de Libras pode ter na formação de professores. A metodologia utilizada para a pesquisa foi a análise de vídeos do canal “O Diário de Fiorella”, a fim de compreender como se deu a aquisição da língua portuguesa escrita para a Fiorella. Por fim, foi destacado a relevância da obrigatoriedade da disciplina de Libras em Licenciaturas, assim como exemplos de práticas pedagógicas para esse grupo, que assim como todos os outros precisa ser visto, lembrado e atendido segundo sua necessidade individual.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5820742380395550por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil