dc.contributor.author | Buzato, Gláucia Cristina Silva | |
dc.date.accessioned | 2023-04-03T23:44:59Z | |
dc.date.available | 2023-04-03T23:44:59Z | |
dc.date.issued | 2023-02-17 | |
dc.identifier.citation | BUZATO, Gláucia Cristina Silva. Horta agroecológica: construção do conhecimento cientifíco no espaço escolar. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17591. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17591 | |
dc.description.abstract | The present work seeks to evaluate the process of developing scientific knowledge, making its application familiar and affective through a school garden based on agroecology. This operated as a facilitating pedagogical tool for children's learning, mainly because they live in rural areas and are familiar with planting. During the research, the participants were invited to express themselves through drawings, since the imagery expression accompanies child development like a radiograph, where we can analyze how they relate to reality and cultural elements of the surroundings they live in; consequently, the drawing is the graphic “translation” of this perception. The research aimed to identify the development of scientific knowledge having as reference the reading of the drawings produced. The question that guided the research was: what are the meanings and scientific learning attributed to the growth of plants in the school garden? The participating subjects were students from a municipal school within the metropolitan region of Sorocaba-SP and enrolled in the 5th year, aged between 9 and 10 years. The methodology used was action-research and Peircean Semiotics was used as an instrument for analyzing the students' image production. The research started in May 2021, during the week of the environment and ended in December of the same year, with the end of the school year. The analyzes satisfactorily identified evidence of the development of scientific knowledge and it is possible to observe, through imagery language, a cognitive formation different from the initial one brought by the participants. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de Ciências | por |
dc.subject | Teoria da Complexidade | por |
dc.subject | Alfabetização científica | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Science Teaching | eng |
dc.subject | Elementary School | eng |
dc.subject | Scientific literacy | eng |
dc.subject | Complexity Theory | eng |
dc.title | Horta agroecológica: construção do conhecimento cientifíco no espaço escolar | por |
dc.title.alternative | Agroecological garden: construction of scientific knowledge at school | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Fernandes, Hylio Laganá | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1315602045624096 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho visou avaliar o processo do desenvolvimento do conhecimento científico, tornando sua aplicação familiar e afetiva através de uma horta escolar com base agroecológica, que operou como uma ferramenta pedagógica facilitadora para o aprendizado de crianças, principalmente pelo fato de viverem na zona rural e estarem familiarizadas com o plantio. Durante a pesquisa os participantes foram convidados a se expressarem através de desenhos, posto que a expressão imagética acompanha o desenvolvimento infantil como uma radiografia, onde podemos analisar como se relacionam com a realidade e com elementos culturais do entorno que vivem. A pesquisa visou identificar o desenvolvimento do conhecimento científico tendo como referência a leitura dos desenhos produzidos. A questão que direcionou a pesquisa foi: quais as significações e aprendizados científicos atribuídos ao crescimento das plantas na horta escolar? Os sujeitos participantes eram alunos de uma escola municipal dentro da região metropolitana de Sorocaba-SP e matriculados no 5° ano, com idades entre 9 e 10 anos. A metodologia empregada foi a pesquisa-ação e como instrumento de análise da produção imagética dos alunos foi utilizada a Semiótica Peirceana. A pesquisa iniciou em maio de 2021, durante a semana do meio ambiente e finalizou em dezembro do mesmo ano, com o término do ano letivo. As análises identificaram, de forma satisfatória, indícios do desenvolvimento do conhecimento científico e pode-se observar através da linguagem imagética, uma formação cognitiva diferente da inicial trazida pelos participantes. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6633558016675216 | por |