Mostrar el registro sencillo del ítem
Presença da Arte: encontros imaginados entre arte e espaços educativos
dc.contributor.author | Hora, Carolina Laureto | |
dc.date.accessioned | 2023-04-05T19:18:35Z | |
dc.date.available | 2023-04-05T19:18:35Z | |
dc.date.issued | 2023-02-13 | |
dc.identifier.citation | HORA, Carolina Laureto. Presença da Arte: encontros imaginados entre arte e espaços educativos. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17637. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17637 | |
dc.description.abstract | Este trabajo discute la relación entre arte y educación, reflexionando sobre prácticas educativas insurgentes en la estética contemporánea a partir de diálogos entre artistas/educadores, sus procesos de creación y sus contextos de trabajo, con el objetivo de tejer y evidenciar conexiones entre universidad, instituciones culturales y estudiantes en torno a un horizonte común: el entrelazamiento del arte con los procesos formativos. Se trata de una investigación cualitativa basada en entrevistas a profesionales del campo de la cultura y la educación, que utiliza el dispositivo de montaje para organizar y presentar los datos recogidos y que se organiza textualmente a partir de la hibridación de géneros como carta, memorial y relato, flirteando con técnicas de apropiación y citación. La obra, en ese sentido, indaga y al mismo tiempo expone puntos de contacto entre la práctica artística y el acto educativo, a partir de poéticas construidas en distintos espacios educativos en la contemporaneidad y a partir de estudios desde distintas áreas como la Educación, el Arte y la Filosofía, desde la perspectiva de la descolonización de la práctica educativa y académica. | spa |
dc.description.abstract | This work discusses the relationship between art and education, reflecting about insurgent educational practices in contemporary aesthetics based on dialogues between artists/educators, their creation processes and their work contexts, with the aim of weaving and highlighting connections between university, cultural institutions and students around a common horizon: the intertwining of art with educational formation processes. This is a qualitative research based on interviews with professionals in the field of culture and education, which uses the montage device to organize and present the collected data and which is textually organized from the hybridity of genres such as letter, memorial and report, flirting with appropriation and citation techniques. The work, in this sense, investigates and at the same time exposes points of contact between artistic practice and the educational act, based on poetics constructed in different educational spaces in contemporary times and based on studies from different areas such as Education, Art and Philosophy, from the perspective of the decolonization of educational and academic practice. | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Arte/educação | por |
dc.subject | Memorial | por |
dc.subject | Montagem | por |
dc.subject | Arte/educación | spa |
dc.subject | Montaje | spa |
dc.subject | Art/education | eng |
dc.subject | Montage | eng |
dc.title | Presença da Arte: encontros imaginados entre arte e espaços educativos | por |
dc.title.alternative | Presencia del Arte: encuentros imaginados entre arte y espacios educativos | spa |
dc.title.alternative | Presence of Art: imagined encounters between art and educational spaces | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Alan Victor Pimenta de Almeida Pales | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5414466437997230 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tematiza a relação entre arte e educação, refletindo sobre práticas educativas insurgentes na estética contemporânea a partir de diálogos entre artistas/educadores, seus processos de criação e seus contextos de trabalho, no intuito de tecer e evidenciar conexões entre universidade, instituições culturais e escolares em torno de um horizonte comum: o entrelaçamento da arte com processos de formação. Trata-se de pesquisa qualitativa baseada na realização de entrevistas com profissionais da área da cultura e da educação, que utiliza o dispositivo da montagem para a organização e apresentação dos dados coletados e que se organiza textualmente a partir do hibridismo de gêneros como carta, memorial e relato, flertando com as técnicas da apropriação e da citação. O trabalho, nesse sentido, investiga e ao mesmo tempo expõe pontos de contato entre a prática artística e o ato educativo, a partir de poéticas construídas em espaços educativos diversos na contemporaneidade e com base em estudos de diferentes áreas como Educação, Arte e Filosofia, na perspectiva da descolonização da prática educativa e acadêmica. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: código de financiamento - 001 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6324200834788665 | por |