Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorViudes, Ariadne Haak
dc.date.accessioned2023-04-06T18:10:28Z
dc.date.available2023-04-06T18:10:28Z
dc.date.issued2023-03-16
dc.identifier.citationVIUDES, Ariadne Haak. Material didático digital: do papel à tela como proposta pedagógica bilíngue para alunos surdos.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17651.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17651
dc.description.abstractHistorically, the education of the deaf has been permeated with conflicts and controversies. Although there is a growth in scientific research in the sense of producing educational references for this minority group, the methods and methodologies applied are recurrently subjected to oral practices, overvaluing the Portuguese language, relegating sign language to a supporting role in the students' teaching-learning processes deaf. The present work aims to analyze digital and bilingual teaching materials for the deaf available in digital media, pointing out the potential and plurality of multimodal and semiotic resources. Using descriptive and exploratory analysis methodologies, the tools used in four selected digital and bilingual teaching materials were analyzed, which have the deaf as their target audience, materials that are available through streaming, highlighting the potential and plurality of multimodal and semiotic resources in the contribution to the production and implementation in order to promote quality in bilingual education for deaf students. It considers the many possibilities of reinventing, through technological resources, the didactic materials available to students in the path of practices and learning opportunities for students in school phase.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSurdospor
dc.subjectEducação Bilínguepor
dc.subjectMaterial Didático Digitalpor
dc.subjectMultimodalidadepor
dc.subjectDeaf Peopleeng
dc.subjectBilingual Educationeng
dc.subjectDigital Teaching Materialeng
dc.subjectMultimodalityeng
dc.titleMaterial didático digital: do papel à tela como proposta pedagógica bilíngue para alunos surdos.por
dc.title.alternativeDigital teaching material: from paper to screen as a bilingual pedagogical proposal for deaf students.eng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Rocha, Daniele Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0948893650052847por
dc.description.resumoHistoricamente, a educação dos surdos se mostra permeada de conflitos e polêmicas. Embora observe-se o crescimento de pesquisas cientificas no sentido de produzir referenciais educacionais para esse grupo minoritário, os métodos e metodologias aplicadas são recorrentemente submetidas a práticas orais valorizando a língua portuguesa, relegando a língua de sinais um lugar coadjuvante nos processos de ensino aprendizagem dos alunos surdos. O presente trabalho tem objetivo analisar materiais didáticos digitais e bilíngues para surdos disponíveis nas mídias digitais, assinalando a potencialidade e pluralidade dos recursos multimodais e semióticos. Utilizando as metodologias de análise descritiva e exploratória, foram analisadas as ferramentas utilizadas em quatro materiais didáticos digitais e bilíngues selecionados e que tem como público-alvo os surdos, materiais que estão disponíveis através de streaming destacando a potencialidade e pluralidade dos recursos multimodais e semióticos na contribuição para a produção e implementação no intuito de fomentar a qualidade na educação bilíngue para alunos surdos. Considera-se as muitas possibilidades de se reinventar por meio dos recursos tecnológicos com os materiais didáticos disponíveis aos alunos no caminho de práticas e oportunidades de aprendizagens aos indivíduos em período escolar.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6534417040815978por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil