dc.contributor.author | Cáceres, Isabela Muniz dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2023-04-10T15:23:45Z | |
dc.date.available | 2023-04-10T15:23:45Z | |
dc.date.issued | 2023-02-14 | |
dc.identifier.citation | CÁCERES, Isabela Muniz dos Santos. Por uma escuta das vozes na escola: relações de gênero nos sons da educação física. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17663. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17663 | |
dc.description.abstract | With qualitative inspiration, the present research analyses a set of documents present in the
bibliographies of civil service examinations from the public teaching network, in the initial
training and in the service of teachers of Physical Education in the São Paulo State Network.
Such documents are the Law of Guidelines and Bases, the National Curriculum Parameters,
the São Paulo State Curriculum, the Common National Base, São Paulo Curriculum, as well
as support materials for the Physical Education Curriculum. The work methodology, therefore,
is placed in the perspective of documentary and bibliographical study, focusing on recent
feminist and gender studies, as well as considering, through critical analysis, the legacy of the
military dictatorship present in the field of physical education. In this way, it is a research that
is justified by expressing and analysing the movement of tension of these elements, from
which physical education in schools is built today. On the one hand, in the aforementioned
tension, there are representative approaches to heteronormativity as a political regime, which
silences everything that does not attend the dominant norms and standards; on the other
hand, there is co-education and feminist ideas articulated to the bibliographies of competitions
and continuing physical education. From this dynamic, a disputed educational scene emerges,
where weaknesses and gaps appear, as well as achievements and challenges. If, in various
ways, physical education is still based on medical, military and technical precepts, in other
ways, a choir of other sounds emerges from the school scene, in the voices of the school,
whether from and for Physical Education, whether from and for the whole society. In this
sense, it is still necessary to explore the recent achievement of support materials for the
Paulista Curriculum of Physical Education, which correspond to resistance to the traditional
field of Physical Education, offering greater visibility of new subjects and constant combat to
inequalities. These resistances and conquests arise as a result of the accumulation from the
categories gender, race and generation arising from social movements and educational
research and echoing inside the school and, from there, to the whole society. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | educação física escolar | por |
dc.subject | relações de gênero | por |
dc.subject | feminismo | por |
dc.subject | escola | por |
dc.subject | co-educação | por |
dc.subject | school physical education | eng |
dc.subject | gender relations | eng |
dc.subject | feminisms | eng |
dc.subject | school | eng |
dc.subject | co-education | eng |
dc.title | Por uma escuta das vozes na escola: relações de gênero nos sons da educação física | por |
dc.title.alternative | By listening to voices at school: gender relations in the sounds of physical education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Auad, Daniela | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8903433226323112 | por |
dc.description.resumo | A pesquisa de inspiração qualitativa tem como objeto um conjunto de documentos presentes
nas bibliografias de concursos públicos para a rede pública de ensino, na formação inicial e
no serviço de docentes de educação física Escolar na Rede Estadual Paulista. Os
documentos analisados são a Lei de Diretrizes e Bases, os Parâmetros Curriculares
Nacionais, o Currículo do Estado de São Paulo, a Base Nacional Comum, o Currículo
Paulista, bem como materiais de apoio ao Currículo de educação física. A metodologia de
trabalho, portanto, se coloca na perspectiva do estudo documental e bibliográfico, com foco
em estudos feministas e de gênero recentes na educação física, além de considerar, no bojo
da análise crítica, a presente herança da ditadura militar. Desta maneira, a pesquisa expressa
e analisa o movimento de tensão desses elementos, a partir dos quais se constrói a Educação
física escolar na atualidade. De um lado, na citada tensão, estão abordagens representativas
da heteronormatividade como regime político silenciando tudo que não se refere à norma e
aos padrões dominantes; por outro lado, há a presença da coeducação e de ideias feministas
articuladas às bibliografias de concursos e formações continuadas. Dessa dinâmica surge
uma cena educacional em disputa, revelando fragilidades e lacunas assim como conquistas
e desafios. Se, de variadas maneiras, ainda se baseia a educação física em preceitos
médicos, militares e tecnicistas, de outros modos, emergem da cena escolar, nas vozes da
escola, um coral de outros sons, seja da e para a educação física, seja da e para toda a
sociedade. Nesse sentido, há de se explorar, ainda, a conquista recente dos materiais de
apoio ao Currículo Paulista de educação física, que correspondem à resistência ao tradicional
campo da educação física, proporcionando maior visibilidade à novos sujeitos e constante
combate às desigualdades. Essas resistências e conquistas são fruto do acúmulo a partir das
categorias gênero, raça e geração advindas dos movimentos sociais e das pesquisas
educacionais, e ecoam para o interior da escola e, desta, para toda a sociedade. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9146098818476197 | por |