dc.contributor.author | Apolinário, Thainá P. | |
dc.date.accessioned | 2023-04-12T14:04:05Z | |
dc.date.available | 2023-04-12T14:04:05Z | |
dc.date.issued | 2023-04-10 | |
dc.identifier.citation | APOLINÁRIO, Thainá P.. A chegada de bebês nascidos durante a pandemia de COVID-19 à creche. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17709. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17709 | |
dc.description.abstract | The present paper addresses aspects related to the time of arrival of babies to daycare centers, understood here as a period of time for reception and adaptation, after the pandemic of COVID-19. It arose from the curiosity to know how the adaptation in daycare centers was being done for babies who had lived through social isolation; if there were differences in the process and if they presented their own characteristics due to isolation. To reach this goal, a bibliographic research was carried out and a questionnaire was elaborated and answered by two kindergarten teachers. The work is divided into four main moments, which are: the Memorial, the Methodology, the Theoretical Framework, which presents the historical context of the pandemic, the reception in the daycare and child listening, and the Data Analysis reveling that there are differences in behavior of babies who lived in the context of social isolation and only then entered the daycare center and consequently, differences in their processes of adaptation to childhood school. The study presented the importance of a planned welcoming with the families for a better adaptation, and this includes a sensitive listening to what the babies say, verbally or not, so that their wishes are respected in the best possible way. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Infantil | por |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | Acolhimento | por |
dc.subject | Reception | eng |
dc.subject | Bebês | por |
dc.subject | Babies | eng |
dc.subject | Escuta infantil | por |
dc.subject | Child listening | eng |
dc.subject | Pandemia | por |
dc.subject | Pandemic | eng |
dc.title | A chegada de bebês nascidos durante a pandemia de COVID-19 à creche | por |
dc.title.alternative | The arrival of babies born during the COVID-19 pandemic to daycare centers | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5697508831302188 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda aspectos relacionados ao momento de chegada de bebês à creche, aqui entendido como período de tempo destinado ao acolhimento e à adaptação, após a pandemia do COVID-19. Ele nasceu da inquietação e da curiosidade em saber como estava sendo a adaptação nas creches de bebês que viveram o isolamento social; se havia diferenças no processo e se eles apresentavam características próprias devido ao isolamento. Para alcançar tal objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e elaborado um questionário que foi respondido por duas professoras da Educação Infantil. O trabalho está dividido em quatro momentos principais, sendo eles: o Memorial, a Metodologia, o Quadro Teórico, que apresenta o contexto histórico da pandemia, a chegada à creche e a escuta infantil, e a Análise de Dados que revela que existem diferenças nos comportamentos de bebês que viveram o contexto do isolamento social e somente depois entraram na creche e, por consequência, diferenças nos seus processos de adaptação à escola de infância. O estudo apresenta a importância de um acolhimento planejado junto às famílias para uma melhor adaptação e isso inclui a escuta sensível ao que os bebês dizem, verbalmente ao não, para que suas vontades sejam respeitadas da melhor maneira possível. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7814412083582665 | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedL-So | por |