Mostrar registro simples

dc.contributor.authorTeixeira, Gabriella Santana
dc.date.accessioned2023-04-12T14:05:28Z
dc.date.available2023-04-12T14:05:28Z
dc.date.issued2023-03-28
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Gabriella Santana. Quem tem a cor do lápis “cor de pele”? O apagamento da identidade e cultura de crianças negras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17710.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17710
dc.description.abstractThe main purpose of this paper is to reflect about identity and the black young children’s culture from the early years in Elementary School, and it came from an inquietude related to a visual culture artifact presented in Early Childhood Education and Early years in Elementary School as well (from 1º to 5º grades): The named “skin color” colored pencil. This is a bibliographic project craving to expand the political and educational space, fight against a system that has been harming children, and evoke the sense of transformation and humanity. Racial prejudice is expressed in manny manners and all of them need to be overthrown, even when people believe that a pencil has no meaning. The research process emerged from an inquietude that moved the author to look into studies when it comes to black children. The present study discusses racias bias in Brazil, the black representativeness in childhood and in the role of educational experts, the presence of Afro-Brazilian culture in the early years, an anti-racist education with arts and the meaning of the “skin color” colored pencil.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPreconceito racialpor
dc.subjectRacial biaseng
dc.subjectDesigualdadepor
dc.subjectInequalityeng
dc.subjectLápis cor de pelepor
dc.subjectSkin color colored pencileng
dc.titleQuem tem a cor do lápis “cor de pele”? O apagamento da identidade e cultura de crianças negras dos anos iniciais do Ensino Fundamentalpor
dc.title.alternativeWho has the color of the “skin color” pencil? The erasure of identity and culture of black children in the early years of elementary schooleng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5697508831302188por
dc.description.resumoO objetivo principal do trabalho é refletir sobre a identidade e as culturas das crianças negras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo nascido da inquietude em relação a um artefato da cultura visual muito presente nas escolas tanto na Educação Infantil como nos anos iniciais do Ensino Fundamental, constituído do 1º ao 5° ano: o denominado lápis “cor de pele”. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que deseja expandir o espaço político-educacional, lutar contra um sistema que tem prejudicado crianças, e evocar o senso de transformação e humanidade. Preconceito racial é manifestado de diversas formas e todas elas precisam ser derrotadas, inclusive quando pessoas acreditam que um lápis de cor é ausente de significado. O processo de pesquisa nasceu de uma inquietude que moveu a autora em busca de pesquisas no que diz respeito às crianças pretas. O trabalho aborda o preconceito racial no Brasil, a representatividade negra na infância e no trabalho de profissionais da educação, a presença da cultura afro-brasileira nos anos iniciais, a educação antirracista com as artes e significados do lápis “cor de pele”.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9879632334466853por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil