Mostrar el registro sencillo del ítem
Brincar e formação docente: um estudo a respeito de brinquedotecas universitárias brasileiras (1984 a 2022)
dc.contributor.author | Jorge, Beatriz Fernanda | |
dc.date.accessioned | 2023-04-14T12:40:59Z | |
dc.date.available | 2023-04-14T12:40:59Z | |
dc.date.issued | 2023-02-14 | |
dc.identifier.citation | JORGE, Beatriz Fernanda. Brincar e formação docente: um estudo a respeito de brinquedotecas universitárias brasileiras (1984 a 2022). 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17739. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17739 | |
dc.description.abstract | The historical process of education is also related to the concepts built on the ludic and playing over time and the impacts of the same events on the conception of childhood and humanity. Understanding that these processes are interconnected to different aspects of society (cultural, economic, political, etc.), history becomes very relevant to understanding the relationship between changes in the social environment and how humanity is built and related. In this work, the study focus on the toy library, an environment where one can observe and reflect on how social relationships take place, from demands that emerge from communities and in group coexistence through the ludic and play. Thinking about this space in the course of history and occupying the places of research, the way events are recorded are also crucial to understanding social relations and their directions. The research proposes a mapping of Brazilian university toy libraries (from 1984 to 2020) and their conceptions about playing, promoting a historical analysis of their construction process and reflecting on the space of the toy library and teacher training. It is established a dialogue with the university toy library as a space for playing, emerging a relationship with culture as a social factor and a formative aspect, in the construction of knowledge, in public policies and in the strengthening of social relations through playfulness, playing and toys. The research has a qualitative character, using bibliographic analysis in the state of knowledge, documents and public policies and interviews to achieve its objectives. | eng |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Brinquedoteca Universitária | por |
dc.subject | Brincar | por |
dc.subject | Formação Docente | por |
dc.subject | Toy Library | eng |
dc.subject | Play | eng |
dc.subject | Teachers Formation | eng |
dc.title | Brincar e formação docente: um estudo a respeito de brinquedotecas universitárias brasileiras (1984 a 2022) | por |
dc.title.alternative | Playing and teachers training: a study about brazilian university toy libraries (1984 to 2022) | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Maria Walburga dos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2954227254025696 | por |
dc.description.resumo | O processo histórico da educação relaciona-se também aos conceitos construídos sobre o lúdico e o brincar no decorrer do tempo e os impactos dos mesmos acontecimentos na concepção de infância e humanidade. Compreendendo que esses processos estão interligados a diferentes aspectos da sociedade (culturais, econômicos, políticos etc.), a história torna-se muito relevante para compreender a relação entre as mudanças no meio social e como a humanidade se constrói e se relaciona. Neste trabalho, estudou-se a brinquedoteca, lugar onde se pode observar e refletir como se dão as relações sociais, desde demandas que emergem das comunidades e na convivência em grupo através do lúdico e do brincar. Pensando nesse espaço no decorrer da história e ocupando o lugar de pesquisa, a maneira como os acontecimentos são registrados também são bases para compreender as relações sociais e seus direcionamentos. A pesquisa tem como proposta um mapeamento de brinquedotecas universitárias brasileiras (desde 1984 até 2022) e suas concepções sobre o brincar, promovendo uma análise histórica sobre o seu processo de construção e em reflexão sobre o espaço da brinquedoteca e a formação docente. Estabelece-se um diálogo com a brinquedoteca universitária como espaço destinado ao brincar, fazendo emergir uma relação com a cultura como fator social e o aspecto formativo, na construção do conhecimento, das políticas públicas e do estreitamento das relações sociais por meio da ludicidade, do brincar e do brinquedo. A pesquisa é de caráter qualitativo, utilizando-se de análise bibliográfica (estado do conhecimento), documental, de políticas públicas e entrevistas para concretizar seus objetivos. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.description.sponsorshipId | 2021/09351-7 | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5714868742261094 | por |