Show simple item record

dc.contributor.authorJorge, Beatriz Fernanda
dc.date.accessioned2023-04-14T12:40:59Z
dc.date.available2023-04-14T12:40:59Z
dc.date.issued2023-02-14
dc.identifier.citationJORGE, Beatriz Fernanda. Brincar e formação docente: um estudo a respeito de brinquedotecas universitárias brasileiras (1984 a 2022). 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17739.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17739
dc.description.abstractThe historical process of education is also related to the concepts built on the ludic and playing over time and the impacts of the same events on the conception of childhood and humanity. Understanding that these processes are interconnected to different aspects of society (cultural, economic, political, etc.), history becomes very relevant to understanding the relationship between changes in the social environment and how humanity is built and related. In this work, the study focus on the toy library, an environment where one can observe and reflect on how social relationships take place, from demands that emerge from communities and in group coexistence through the ludic and play. Thinking about this space in the course of history and occupying the places of research, the way events are recorded are also crucial to understanding social relations and their directions. The research proposes a mapping of Brazilian university toy libraries (from 1984 to 2020) and their conceptions about playing, promoting a historical analysis of their construction process and reflecting on the space of the toy library and teacher training. It is established a dialogue with the university toy library as a space for playing, emerging a relationship with culture as a social factor and a formative aspect, in the construction of knowledge, in public policies and in the strengthening of social relations through playfulness, playing and toys. The research has a qualitative character, using bibliographic analysis in the state of knowledge, documents and public policies and interviews to achieve its objectives.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBrinquedoteca Universitáriapor
dc.subjectBrincarpor
dc.subjectFormação Docentepor
dc.subjectToy Libraryeng
dc.subjectPlayeng
dc.subjectTeachers Formationeng
dc.titleBrincar e formação docente: um estudo a respeito de brinquedotecas universitárias brasileiras (1984 a 2022)por
dc.title.alternativePlaying and teachers training: a study about brazilian university toy libraries (1984 to 2022)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Santos, Maria Walburga dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2954227254025696por
dc.description.resumoO processo histórico da educação relaciona-se também aos conceitos construídos sobre o lúdico e o brincar no decorrer do tempo e os impactos dos mesmos acontecimentos na concepção de infância e humanidade. Compreendendo que esses processos estão interligados a diferentes aspectos da sociedade (culturais, econômicos, políticos etc.), a história torna-se muito relevante para compreender a relação entre as mudanças no meio social e como a humanidade se constrói e se relaciona. Neste trabalho, estudou-se a brinquedoteca, lugar onde se pode observar e refletir como se dão as relações sociais, desde demandas que emergem das comunidades e na convivência em grupo através do lúdico e do brincar. Pensando nesse espaço no decorrer da história e ocupando o lugar de pesquisa, a maneira como os acontecimentos são registrados também são bases para compreender as relações sociais e seus direcionamentos. A pesquisa tem como proposta um mapeamento de brinquedotecas universitárias brasileiras (desde 1984 até 2022) e suas concepções sobre o brincar, promovendo uma análise histórica sobre o seu processo de construção e em reflexão sobre o espaço da brinquedoteca e a formação docente. Estabelece-se um diálogo com a brinquedoteca universitária como espaço destinado ao brincar, fazendo emergir uma relação com a cultura como fator social e o aspecto formativo, na construção do conhecimento, das políticas públicas e do estreitamento das relações sociais por meio da ludicidade, do brincar e do brinquedo. A pesquisa é de caráter qualitativo, utilizando-se de análise bibliográfica (estado do conhecimento), documental, de políticas públicas e entrevistas para concretizar seus objetivos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.sponsorshipId2021/09351-7por
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5714868742261094por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil