dc.contributor.author | Gomes, Marcelle Tácita de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2023-04-14T15:02:00Z | |
dc.date.available | 2023-04-14T15:02:00Z | |
dc.date.issued | 2023-02-13 | |
dc.identifier.citation | GOMES, Marcelle Tácita de Oliveira. Atravessamentos femininos na formação em Física em contexto de pandemia da Covid-19: um esboço cartográfico. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17742. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17742 | |
dc.description.abstract | In this dissertation, I map the participation of women in the so-called exact sciences, in
particular in Physics, in times of the covid-19 pandemic. Studies and daily practices show that
there is an exclusion of diversities (gender, racial, social, ethical, political) in this field. The
research was guided by the theories of Feminist Science and Gender Studies, studies
supported by researchers such as Marcia Barbosa and Betina Lima (2013), Marinês Cordeiro
(2017), Teresa de Lauretis (1987), Guacira Louro (1997), Margareth Rago (2013), Hilary
Rose (1989), Steven Rose and Lisa Appignanesi (1989), Londa Schiebinger (2001), Carmen
Silva and Silvia Camurça (2013), Fabiane Silva (2012) and Alessandra Alves (2021).
Historically, in the process of development of science in Brazil, some social segments were
markedly contemplated with the attraction of their members and women were not part of
these segments. In this period of the covid-19 pandemic, the training process offered by
federal universities in the country started to be carried out remotely. Most women begin to
develop their academic training, in the exact sciences, within their homes. From this scenario,
the research under development aims to map the intensities of these movements made by
them during the pandemic, anchored in the thoughts of philosophers Deleuze and Guattari and
authors Suely Rolnik (1989) and Virgínia Kastrup (2007). Guided by these authors, the
research seeks to map these bodies, historically distanced from the field of exact sciences, and
in the current singular moment of the covid-19 pandemic, bodies present and resistant in this
space. In the sense of an exercise in intensity, we proposed to map, create, highlight,
investigate, organize our ways of acting to think about the processes experienced in this
pandemic period by women in training in a Physics course | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Mulheres | por |
dc.subject | Física | por |
dc.subject | Cartografia | por |
dc.subject | Women | eng |
dc.subject | Cartography | eng |
dc.subject | Pandemic | eng |
dc.title | Atravessamentos femininos na formação em Física em contexto de pandemia da Covid-19: um esboço cartográfico | por |
dc.title.alternative | Female crossings in physics training in the context of the Covid-19 pandemic: a cartographic sketch | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Carolina Rodrigues de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8152101475247049 | por |
dc.description.resumo | Nesta dissertação, cartografo a participação das mulheres nas ciências ditas exatas, em
particular na Física, em tempos de pandemia da covid-19. Os estudos e práticas cotidianas
mostram que há uma exclusão das diversidades (gênero, racial, social, ética, política) nesse
campo. A pesquisa foi orientada pelas teorias dos Estudos Feministas da Ciência e de Gênero,
estudos amparados por pesquisadoras como Marcia Barbosa e Betina Lima (2013), Marinês
Cordeiro (2017), Teresa de Lauretis (1994), Guacira Louro (1997), Margareth Rago (2013),
Hilary Rose (1989), Steven Rose e Lisa Appignanesi (1989), Londa Schiebinger (2001),
Carmen Silva e Silvia Camurça (2013), Fabiane Silva (2012) e Alessandra Alves (2021).
Historicamente, no processo de desenvolvimento da ciência no Brasil, alguns segmentos
sociais foram marcadamente contemplados com a atração de seus membros e as mulheres não
faziam parte desses segmentos. Nesse período de pandemia da covid-19, o processo de
formação ofertado pelas universidades federais no país passou a ser realizado de forma
remota. Grande parte das mulheres passam a desenvolver sua formação acadêmica, nas
ciências exatas, dentro de seus lares. A partir desse cenário, a pesquisa em desenvolvimento
visa cartografar as intensidades desses movimentos feitos por elas durante a pandemia,
ancorada nos pensamentos dos filósofos Deleuze e Guattari (2011) e das autoras Suely Rolnik
(1989) e Virgínia Kastrup (2007). Orientada por esses(as) autores(as), a pesquisa busca
cartografar esses corpos, historicamente distanciados do campo das ciências exatas, e no atual
momento singular da pandemia da covid-19, corpos presentes e resistentes nesse espaço. No
sentido de um exercício de intensidade nos propusemos a mapear, criar, destacar, investigar,
organizar nossos modos de agir para pensar os processos experimentados nesse período
pandêmico por mulheres em formação em um curso de Física. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | por |
dc.description.sponsorshipId | 88887.600783/2021-00 | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7814668427814880 | por |