Show simple item record

dc.contributor.authorCampos, Naara Fogaça Antunes
dc.date.accessioned2023-05-02T19:44:10Z
dc.date.available2023-05-02T19:44:10Z
dc.date.issued2023-03-30
dc.identifier.citationCAMPOS, Naara Fogaça Antunes. Variedades e variações linguísticas: relações com os anos iniciais do Ensino Fundamental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17918.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17918
dc.description.abstractThis study had the objective of conceptualizing what linguistic varieties and variations are, understanding the concepts that go through them and the characteristics of each type of variation, aiming at the possibility of teaching that values the student's culture and fighting against linguistic prejudice. After reaching this initial objective of conceptualization, the themes of linguistic variation and education were related, seeking a pedagogical view of the subject and understanding the need to recognizing the presence of variations in the classroom, and how this is relevant in official documents that govern Brazilian education through documentary research. From this incursion into a basic bibliography about the theme, we sought, through a brief survey with participant observation in an elementary school classroom, to observe the nuances of linguistic variation in this space, witnessing the children's relationships with the language they speak, with the teachers, and with the community that surrounds them. In the end, it was concluded that the subject of linguistic variations still has much to be investigated and discussed for there to be a real recognition of its existence beyond the standard norm, although this can be done when there is respect and understanding on the part of teachers through actions that contemplate the students' singularities.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectVariação Linguísticapor
dc.subjectLinguistic Variationpor
dc.subjectNorma Padrãopor
dc.subjectPreconceito Linguísticopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectStandard Normeng
dc.subjectLinguistic Prejudiceeng
dc.subjectTeachingeng
dc.titleVariedades e variações linguísticas: relações com os anos iniciais do Ensino Fundamentalpor
dc.title.alternativeLinguistic varieties and variations: relations with the early years of Elementary Schooleng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Gatti, Márcio Antonio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0369563657842763por
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo conceituar o que são as variedades e as variações linguísticas, compreendendo os conceitos que as perpassam e as características de cada tipo de variação, visando a possibilidade de um ensino que valorize a cultura do aluno e combatendo o preconceito linguístico. Após alcançar este objetivo inicial de conceituação, relacionaram-se as temáticas da variação linguística e da educação, buscando uma visão pedagógica do assunto e entendendo a necessidade do reconhecimento da presença das variações na sala de aula, e como esta se faz relevante em documentos oficiais que regem a educação brasileira através de pesquisa documental. A partir desta incursão em uma bibliografia básica acerca da temática, busca-se através de uma breve pesquisa com observação participante em uma sala de Ensino Fundamental, observar as nuances da variação linguística neste espaço, presenciando as relações das crianças com a língua falada por elas, com os docentes e com a comunidade que as rodeia. Ao final, concluiu-se que o assunto das variações linguísticas ainda tem muito a ser investigado e discutido para que haja o real reconhecimento de sua existência para além da norma-padrão, embora isso possa ser realizado quando há respeito e compreensão por parte docente através ações que contemplem as singularidades dos alunos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9902-2856por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil