Show simple item record

dc.contributor.authorTavares, Simone
dc.date.accessioned2023-07-14T13:00:29Z
dc.date.available2023-07-14T13:00:29Z
dc.date.issued2023-05-17
dc.identifier.citationTAVARES, Simone. O desenvolvimento da alfabetização científica de alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental utilizando mapas conceituais. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18279.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18279
dc.description.abstractThis research started with the planning and execution of Didactic Sequences in the area of ​​Science, using the construction of a Conceptual Map as a didactic resource for the development of scientific literacy. The activities were carried out by students in the 4th year of Elementary School I, in a post-pandemic reality where relationships were still apathetic, based on their experimental experiences, the resocialization process, developed in a municipal public school in the city of Sorocaba. The Didactic Sequences (SDs) elaborated started from the pedagogical proposals referring to the 4th year, thus, the Water theme was the content adopted following the following strategies: classes and activities on the school Blog, presentation of seminars, carrying out experiments and construction of Conceptual Maps . The research was supported by the theoretical assumptions of Sasseron and Carvalho, Ausubel and Novak, which point to the need to re-dimension the scientific work at school, based on the knowledge of the world that students already have, based on Meaningful Learning through the construction Conceptual Maps and the development of Scientific Literacy. The methodology used is part of a qualitative, descriptive and interpretative approach. For data collection, recordings of the classes were used, the debate of the members of each group and the Conceptual Maps constructed by the students, with the aim of analyzing the resocialization and the development of Scientific Literacy. The results showed that the Conceptual Maps provide an active involvement of the students in the process, showing us in their dialogues, the interaction between peers, the resocialization of each one in the school environment, thus providing learning, living together in a meaningful way, offering possibilities of advancing the exchange of knowledge and collaborating for the development of scientific literacy.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetização Científicapor
dc.subjectAprendizagem Significativapor
dc.subjectMapas Conceituaispor
dc.subjectRessocializaçãopor
dc.subjectAnos Iniciaispor
dc.subjectScientific Literacyeng
dc.subjectMeaningful Learningeng
dc.subjectConcept Mapseng
dc.subjectResocializationeng
dc.subjectEarly Yearseng
dc.titleO desenvolvimento da alfabetização científica de alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental utilizando mapas conceituaispor
dc.title.alternativeThe development of scientific literacy of students in the first cycle of elementary school using conceptual mapseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Santos Jr., João Batista dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5615071332323472por
dc.description.resumoEsta pesquisa partiu do planejamento e execução de Sequências Didáticas na área de Ciências, utilizando a construção de Mapa Conceitual como recurso didático para o desenvolvimento da alfabetização científica. As atividades foram realizadas por alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I, numa realidade pós pandêmica onde as relações ainda se mostravam apáticas, partindo de suas vivências experimentais, do processo de ressocialização, desenvolvidas em uma escola pública municipal da cidade de Sorocaba. As Sequências Didáticas (SDs) elaboradas partiram das propostas pedagógicas referentes ao 4º ano, assim, o tema Água foi o conteúdo adotado acompanhando as seguintes estratégias: aulas e atividades no Blog da escola, apresentação de seminários, realização de experimentos e construção de Mapas Conceituais. A pesquisa foi subsidiada pelos pressupostos teóricos de Sasseron e Carvalho, Ausubel e Novak, que apontam para a necessidade de redimensionar o fazer científico na escola, a partir do conhecimento de mundo que os alunos já possuem, baseando-se na Aprendizagem Significativa através da construção de Mapas Conceituais e, do desenvolvimento da Alfabetização Científica. A metodologia utilizada insere-se numa abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa. Para a coleta de dados foram utilizadas as gravações das aulas, o debate dos integrantes de cada grupo e os Mapas Conceituais construídos pelos alunos, com o intuito de analisar a ressocialização e o desenvolvimento da Alfabetização Científica. Os resultados apontaram que os Mapas Conceituais propiciam um envolvimento ativo dos alunos no processo, nos evidenciando em seus diálogos, a interação entre os pares, a ressocialização de cada um no ambiente escolar, proporcionando assim a aprendizagem, o convívio de modo significativo, oferecendo possibilidades de avanço na troca de conhecimento e colaborando para o desenvolvimento da alfabetização científica.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9139054688702088por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0003-2988-8923por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1952-2242por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil