Show simple item record

dc.contributor.authorSousa, Livia Soares
dc.date.accessioned2023-08-04T16:35:57Z
dc.date.available2023-08-04T16:35:57Z
dc.date.issued2023-03-28
dc.identifier.citationSOUSA, Livia Soares. Retrato da alfabetização de alunos com síndrome de Down e deficiência intelectual: análise bibliográfica (2010-2020). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18372.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18372
dc.description.abstractThis study presents as an object of investigation the literacy of students with Down syndrome and intellectual disabilities. The objective is to characterize and analyze aspects of the production of knowledge about the literacy process of students with Down syndrome and intellectual disabilities who attend regular school, in order to understand the strategies and teaching resources used in pedagogical practice, the trends on literacy and the main challenges raised in the studies researched. This is a bibliographic research whose data sources were the CAPES Theses and Dissertations Catalog and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). The selected period was from 2010 to 2020 and the descriptors used were literacy; special education; Down syndrome; intellectual disability; literacy. From the balance performed, it is observed the expansion of research on this theme in recent years, with the adoption of a critical theoretical and methodological foundation. Most of the works had as field of research the school, focusing on the initial years of elementary school, with the issue of pedagogical practices standing out in the analyses. The main challenge is the predominance of specific proposals based on repetition and that are decontextualized and individual, with minimal pedagogical objectives. The educational strategies proposed by the research as enhancing literacy are those that consider context, meaning, and significance in the work with reading and writing, emphasizing the use of literature. Based on this, we believe that the educational specificities need to be considered in pedagogical practice in order to think of strategies that serve the school community in its diversity and learning potential. We conclude that there is a significant advance in the production of knowledge in the area, and that, prospectively, this may resonate in teacher training and pedagogical practice in order to favor literacy processes with emphasis on human development.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDeficiência intelectualpor
dc.subjectIntellectual disabilitypor
dc.subjectSíndrome de Downpor
dc.subjectDown's Syndromeeng
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectSpecial Educationeng
dc.titleRetrato da alfabetização de alunos com síndrome de Down e deficiência intelectual: análise bibliográfica (2010-2020)por
dc.title.alternativeLiteracy portrait of students with Down syndrome and intellectual disability: bibliographical analysis (2010-2020)eng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Dainez, Débora
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4671868444231806por
dc.description.resumoO presente estudo apresenta como objeto de investigação a alfabetização de alunos com síndrome de Down e deficiência intelectual. O objetivo é caracterizar e analisar aspectos da produção de conhecimento sobre o processo de alfabetização de alunos com síndrome de Down e deficiência intelectual que frequentam a escola regular, a fim de compreender as estratégias e os recursos didáticos utilizados na prática pedagógica, as tendências sobre alfabetização e os principais desafios levantados nos estudos pesquisados. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica cuja fonte dos dados foram o Catálogo de teses e dissertações da CAPES e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O período selecionado foi de 2010 a 2020 e os descritores utilizados foram alfabetização; educação especial; síndrome de Down; deficiência intelectual; letramento. A partir do balanço realizado, observa-se uma ampliação de pesquisas sobre essa temática na última década, com adoção de uma fundamentação teórico-metodológico crítica. A maior parte dos trabalhos tiveram como campo de pesquisa a escola com enfoque nos anos iniciais do ensino fundamental, sobressaindo nas análises a questão das práticas pedagógicas. O principal desafio constatado é o predomínio de propostas específicas pautadas na repetição e que são descontextualizadas e individuais, com objetivos pedagógicos mínimos. As estratégias educacionais propostas pelas pesquisas como potencializadoras da alfabetização são aquelas que consideram o contexto, o sentido e o significado no trabalho com a leitura e escrita, ressaltando o uso da literatura. Com base nisso, consideramos que as especificidades educacionais precisam ser consideradas na prática pedagógica no sentido de pensar em estratégias que atendam a coletividade escolar na sua diversidade e potencialidade de aprendizagem. Conclui-se que há um significativo avanço na produção de conhecimento na área, sendo que, prospectivamente, isso pode vir a ressoar na formação de professores e na prática pedagógica de modo a favorecer processos de alfabetização com ênfase no desenvolvimento humano.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8223-098Xpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil