Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorRosa, Tatiane Tomazini Soares
dc.date.accessioned2023-09-12T18:50:34Z
dc.date.available2023-09-12T18:50:34Z
dc.date.issued2023-09-06
dc.identifier.citationROSA, Tatiane Tomazini Soares. Educação Infantil: apontamentos da prática de uma auxiliar na creche. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18542.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18542
dc.description.abstractThis work is a reflection of the daily work of an education assistant from questions about the division of labor in early childhood education. The objective was to analyze the role of the early childhood education assistant working in the daycare center, its most diverse nomenclatures, work structures and other factors that lead to its precariousness and devaluation. A survey of the historical context of Brazilian early childhood education and especially of the emergence of early childhood education in the city of Sorocaba, SP, was elaborated. We made a historical and legislative survey about the creation of the position of the auxiliary sorocabana. And from this and the theory of the professor-researcher based on Lawrence Stenhouse, a reflection was made from the reality of the daily life experienced on the organization of work and the academic training of the assistant.eng
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectauxiliar de educaçãopor
dc.subjectcrechepor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjecttrabalho docentepor
dc.subjectEducation Assistanteng
dc.subjectChildren's daycareeng
dc.subjectChild Educationeng
dc.subjectTeacher workeng
dc.titleEducação Infantil: apontamentos da prática de uma auxiliar na crechepor
dc.title.alternativeChild education: notes from the practice of a daycare assistanteng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Santos, Maria Walburga dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2954227254025696por
dc.description.resumoEste trabalho é uma reflexão do trabalho cotidiano de uma auxiliar de educação a partir de questões acerca da divisão do trabalho na educação infantil. O objetivo foi analisar a função da auxiliar de educação infantil atuante na creche, suas mais diversas nomenclaturas, estruturas de trabalho e outros fatores que levam a sua precarização e desvalorização. Foi elaborado um levantamento do contexto histórico da educação infantil brasileira e em especial do surgimento da educação infantil na cidade de Sorocaba, SP. Fizemos o levantamento histórico e de legislação acerca da criação do cargo da auxiliar sorocabana. E a partir desse e da teoria do professor-pesquisador baseada em Lawrence Stenhouse, foi realizada uma reflexão a partir da realidade do cotidiano vivenciado sobre a organização do trabalho e a formação acadêmica do auxiliar.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttps://lattes.cnpq.br/5545606080912511por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0009-0005-0481-8592por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9304-5800por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil