Mostrar el registro sencillo del ítem
Tecnologia digital e educação: uma análise crítica sobre a era da infância cyber
dc.contributor.author | Serrano, Giovana Trettel | |
dc.date.accessioned | 2023-09-12T18:51:16Z | |
dc.date.available | 2023-09-12T18:51:16Z | |
dc.date.issued | 2023-08-28 | |
dc.identifier.citation | SERRANO, Giovana Trettel. Tecnologia digital e educação: uma análise crítica sobre a era da infância cyber. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18543. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18543 | |
dc.description.abstract | The present undergraduate thesis has as object of study the digital technologies related to the development and the learning of the child. Knowing that we live in a society marked by the insertion of digital technology in the daily lives of individuals, as Education professionals, it is extremely important that we turn our attention to the impacts that this habit can generate in the lives of children. For this, during the bibliographical research with a qualitative edge, we addressed relevant issues for this theme, such as the historical context of the emergence of technologies in society, children's rights, child consumerism, the damage caused by the use of digital technologies and the relationship between traditional games and technological play. Therefore, we identified that the issue is even more complex than we can imagine, as it has deeper roots than the simple act of seeing a child with a technological device in his hand. It is imperative that Education be prepared to deal with the impacts caused by the use of technological devices by children, as well as to try to reduce them through raising awareness among children and families. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Criança | por |
dc.subject | Child | por |
dc.subject | Infância | por |
dc.subject | Childhood | eng |
dc.subject | Brincar | por |
dc.subject | Play | eng |
dc.subject | Tecnologia | por |
dc.subject | Technology | eng |
dc.subject | Consumismo | por |
dc.subject | Consumerism | eng |
dc.title | Tecnologia digital e educação: uma análise crítica sobre a era da infância cyber | por |
dc.title.alternative | Digital technology and education: a critical analysis of the era of cyber childhood. | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5697508831302188 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso tem como objeto de estudo as tecnologias digitais relacionadas ao desenvolvimento e à aprendizagem da criança. Sabendo que vivemos em uma sociedade marcada pela inserção da tecnologia digital no cotidiano dos indivíduos, enquanto profissionais da Educação é de extrema importância voltarmos o nosso olhar para os impactos que esse hábito pode gerar na vida das crianças. Para isso, durante a pesquisa bibliográfica com cunho qualitativo, abordamos questões relevantes para essa temática, como a contextualização histórica do surgimento das tecnologias na sociedade, os direitos da infância, o consumismo infantil, os danos causados pelo uso das tecnologias digitais e a relação das brincadeiras tradicionais e o brincar tecnológico. Assim sendo, identificamos que a questão é ainda mais complexa do que podemos imaginar, pois ela possui raízes mais profundas do que o simples ato de ver uma criança com um aparelho tecnológico na mão. É imprescindível que a Educação esteja preparada para lidar com os impactos causados pelo uso de dispositivos tecnológicos pelas crianças, bem como de tentar reduzi-los através da conscientização das crianças e das famílias. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4679940138327155 | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedL-So | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0009-0004-3435-0559 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0001-6978-864X | por |