Mostrar el registro sencillo del ítem
Questões étnico-raciais e literatura infantil: a busca por práticas pedagógicas antirracistas
dc.contributor.author | Damasceno, Tamires T. Sobreiro | |
dc.date.accessioned | 2023-09-26T17:40:43Z | |
dc.date.available | 2023-09-26T17:40:43Z | |
dc.date.issued | 2023-09-11 | |
dc.identifier.citation | DAMASCENO, Tamires T. Sobreiro. Questões étnico-raciais e literatura infantil: a busca por práticas pedagógicas antirracistas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18653. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18653 | |
dc.description.abstract | This course conclusion project is a memorial that aimed to search for anti-racist pedagogical practices through children's literature as paradidactic support material. At first, I bring reports of my experiences, which brought me to the present moment and made me understand the importance of ethnic-racial guidelines. In an inside-out process, I resumed important concepts for a better understanding of racism in Brazil and the anti-racist struggle. After recognizing the place where I am inserted, with theoretical support in books on the anti-racist theme and references on pedagogical practices, I analyzed the children's book "Amoras" by Emicida, with the intention of bringing it as a possibility of paradidactic material that contributes in a positive and light way for the construction of black children's self-identification, appreciation of different knowledge, respect for diversity and for the awareness of subjects about the anti-racist struggle. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Pedagogical Practices | eng |
dc.subject | Praticas Pedagógicas | por |
dc.subject | Literatura Antirracista | por |
dc.subject | Anti-racist Literature | eng |
dc.title | Questões étnico-raciais e literatura infantil: a busca por práticas pedagógicas antirracistas | por |
dc.title.alternative | Ethnic-racial issues and children's literature: the search for anti-racist pedagogical practices | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Pinheiro, Rosa Aparecida | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6292207464385037 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso é um memorial que objetivou a busca por práticas pedagógicas antirracistas através da literatura infantil como material paradidático de suporte. Em um primeiro momento trago relatos de minhas vivências e experiências, as quais me trouxeram ao presente momento e me fizeram compreender a importância das pautas etnico-raciais. Em um processo de dentro para fora, fiz a retomada de conceitos importantes para uma melhor compreensão do racismo no Brasil e sobre a luta antirrascita. Após reconhecer o local em que estou inserida, com aporte teórico em livros sobre a temática antirracista e referencias sobre práticas pedagógicas, analisei o livro infantil “Amoras” de Emicida, na intenção de trazê-lo como uma possibilidade de material paradidático que contribui de maneira leve e positiva para a construção da autoidentidade de crianças negras, valorização dos diversos saberes, do respeito pelas diversidades e para a consciência de sujeitos sobre a luta antirracista. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedL-So | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-4910-4842 | por |