Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorUjfalusi, Ezilce Casagrande
dc.date.accessioned2024-01-09T10:58:11Z
dc.date.available2024-01-09T10:58:11Z
dc.date.issued2023-11-21
dc.identifier.citationUJFALUSI, Ezilce Casagrande. Língua inglesa no ensino multisseriado: tarefas e aprendizagem colaborativa. 2023. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19073.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19073
dc.description.abstractThis study aims to investigate the relationship between the multi-grade environment and the teaching of English language through tasks, taking as a theoretical framework the multi-grade teaching (LITTLE, 2001; 2004; 2005), group work, and collaborative learning, in view of Vygotsky's sociocultural theory (1991; 1993), as well as its implications in language teaching and learning (DONATO, 1994; 2004; DAVIN; DONATO, 2013 and FIGUEIREDO, 2019; 2020), through the task-based approach (WILLIS, 1996; WILLIS; WILLIS, 2007 e XAVIER, 2012; 2016). Considering my own teaching practice in a private school in the interior of the state of São Paulo, where 6th and 7th-grade students are grouped in the same classroom, we start from the premise that collaborative group work can contribute to the process of learning the English language. During interactions among peers, active participation of students was observed, as they engaged in negotiations and reflections on the language, playing a significant role in the joint construction of knowledge and fostering personal development both for themselves and their peers. The study, configured as a case study, was conducted through questionnaires, the application of a task, and a research diary maintained by the teacher-researcher. Through these instruments, we obtained data that allowed us to outline the reality of interactions in a multi-grade classroom. We sought to answer the following question: What relationship can be established between the multi-grade environment and the teaching of the English language through tasks? By exploring the multiple variables involved in this environment, we hope that this work can contribute to the reflection on the development of pedagogical practices that enable students of different ages and knowledge levels to learn from each other through a participatory, critical, and reflective formation, not only understanding the learning process in which they are engaged but also utilizing the acquired knowledge, mobilizing resources to solve emerging situations.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem colaborativapor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectEscola multisseriadapor
dc.subjectLíngua inglesapor
dc.subjectTarefapor
dc.subjectCollaborative learningeng
dc.subjectPrimary educationeng
dc.subjectMultigrade schooleng
dc.subjectEnglish languageeng
dc.subjectTaskeng
dc.titleLíngua inglesa no ensino multisseriado: tarefas e aprendizagem colaborativapor
dc.title.alternativeEnglish language in multigrade teaching: tasks and collaborative learningeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Vera Lucia Teixeira da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4421134009136228por
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo investigar a relação entre o ambiente multisseriado e o ensino de língua inglesa por meio de tarefas, tomando como referencial teórico o ensino multisseriado (LITTLE, 2001; 2004; 2005), o trabalho em grupo e a aprendizagem colaborativa, à vista da teoria sociocultural de Vygotsky (1991; 1993), bem como suas implicações no ensino e aprendizagem de línguas (DONATO, 1994; 2004; DAVIN; DONATO, 2013 e FIGUEIREDO, 2019; 2020), por meio da abordagem baseada em tarefas (WILLIS, 1996; WILLIS; WILLIS, 2007 e XAVIER, 2012; 2016). Ao considerar a própria prática docente em uma escola privada no interior do estado de São Paulo, onde alunos dos 6º e 7º anos estão agrupados na mesma sala de aula, partimos da premissa de que o trabalho colaborativo em grupo pode contribuir para com o processo de aprendizagem da língua inglesa. Durante as interações entre os pares, observou-se a participação ativa dos alunos, que se engajaram em negociações e reflexões sobre a língua, desempenhando um papel significativo na construção conjunta de conhecimento e fomentando o desenvolvimento pessoal, tanto dos alunos, quanto de seus pares. O trabalho, configurado como estudo de caso, foi conduzido a partir de questionários, aplicação de uma tarefa e um diário de pesquisa mantido pela professora-pesquisadora. Por meio desses instrumentos, obtivemos registros que nos permitiram delinear a realidade das interações de uma sala de aula multisseriada. Buscamos responder a seguinte questão: Que relação pode ser estabelecida entre o ambiente multisseriado e o ensino de língua inglesa por meio de tarefas? Ao explorarmos as múltiplas variáveis envolvidas nesse ambiente, esperamos que este trabalho possa contribuir para a reflexão do desenvolvimento de práticas pedagógicas que possibilitem aos estudantes de idades e saberes diferentes aprender uns com os outros, por meio de uma formação participativa, crítica, reflexiva e que sejam capazes não apenas de entender o processo de aprendizagem no qual estão inseridos, mas também de utilizar o saber adquirido, mobilizando recursos para solucionar situações que aparecerem.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2436446512190733por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil