dc.contributor.author | Prini, Thais Helena | |
dc.date.accessioned | 2024-01-18T14:51:01Z | |
dc.date.available | 2024-01-18T14:51:01Z | |
dc.date.issued | 2017-12-20 | |
dc.identifier.citation | PRINI, Thais Helena. Performance e formação de professores: troco doces por doces sonhos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19119. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19119 | |
dc.description.abstract | This work was born from the dream of building an Early Childhood Education that respects the needs of young children to move, play, create, reinvent and express themselves creatively. Inspired by a contemporary art exhibition, by the Art and Movement classes of the Pedagogy course, the research question − “can performance art contribute to the education of teachers of young children? If so, in what ways?” − generated the objective of understanding what contributions contemporary art can have, especially performance art, for the education of Early Childhood Education teachers. Having defined the research problem and the main objective, the methodology was configured as research into artistic practice (research in or through the arts) associated with bibliographic research. The mixed methodological approach made the research process and analyzed experiences of performances carried out by the author from 2014 to 2017, inspired by the performance “Troco Sonhos” by artist Ana Teixeira, more significant. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Performance | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Pedagogia | por |
dc.subject | Teacher education | eng |
dc.subject | Pedagogy | eng |
dc.subject | Educação Infantil | eng |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | Arte | por |
dc.subject | Art | por |
dc.title | Performance e formação de professores: troco doces por doces sonhos | por |
dc.title.alternative | Performance and teacher education: I exchange sweets for sweet dreams | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5697508831302188 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho nasceu do sonho de construir uma Educação Infantil que respeite as necessidades das crianças pequenas de mover, brincar, criar, reinventar e se expressar de forma criativa. Inspirada por uma exposição de arte contemporânea, pelas aulas de Arte e de Movimento do curso de Pedagogia, a questão-problema da pesquisa − “a arte da performance pode contribuir com a formação de professores(as) de crianças pequenas? Se sim, de quais formas?” − gerou o objetivo de compreender quais contribuições pode ter a arte contemporânea, especialmente a arte da performance, para a formação de professores(as) da Educação Infantil. Definidos o problema de pesquisa e o objetivo principal, a metodologia configurou-se como pesquisa da prática artística (pesquisa em ou através das artes) associada à pesquisa bibliográfica. A abordagem metodológica mista tornou mais significativo o processo de pesquisa que realizou e analisou experiências de performances realizadas pela autora de 2014 a 2017, inspiradas na performance “Troco Sonhos” da artista Ana Teixeira. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4330109924295915 | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedL-So | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0009-0007-8553-3496 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0001-6978-864X | por |