dc.contributor.author | Moda, Julia Niero | |
dc.date.accessioned | 2024-02-16T16:43:02Z | |
dc.date.available | 2024-02-16T16:43:02Z | |
dc.date.issued | 2024-02-07 | |
dc.identifier.citation | MODA, Julia Niero. Desafios da Educação Infantil em tempos pandêmicos: afetividade e acolhimento. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19344. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19344 | |
dc.description.abstract | The present undergraduate thesis aims to understand the issue of affection and reception of children in Early Childhood Education, as well as the challenges faced by this stage of education to exercise them during the pandemic period. In order to carry out this work, were carried out bibliographic and documentary research, with a qualitative approach. Thereby, besides books, research, articles and academic texts, were also used news and television reports related to confront of the covid-19 pandemic by the Early Childhood Education school community. The text begins with a historical resumption of Early Childhood Education in Brazil and the rights guaranteed to children over time. the results obtained through the analysis of reports, related to the historical reference, point out that the remote proposals taken by schools as a measure to face the isolation during the pandemic, disrespected the guarantee of children's rights and ignored the specificities of Early Childhood Education. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Infantil | por |
dc.subject | Pandemia | por |
dc.subject | Desafios | por |
dc.subject | Early Childhood | eng |
dc.subject | Pandemic | eng |
dc.subject | Challenges | eng |
dc.title | Desafios da Educação Infantil em tempos pandêmicos: afetividade e acolhimento | por |
dc.title.alternative | The challenges of Early Childhood Education in pandemic times: affection and reception | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Camargo, Andréia Regina de Oliveira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0936098182171676 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Santos, Maria Walburga dos | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2954227254025696 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso tem como propósito compreender a questão da afetividade e do acolhimento com as crianças da Educação Infantil, bem como os desafios enfrentados por esta etapa da educação para exercê-los durante a temporalidade pandêmica. Para a realização deste trabalho, foram efetuadas pesquisas bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa. Assim, além de livros, pesquisas, artigos e textos acadêmicos, também foram utilizadas notícias e reportagens televisivas relacionadas ao enfrentamento da pandemia de COVID-19 pela comunidade escolar da Educação Infantil. O texto se inicia com uma retomada histórica da Educação Infantil no Brasil e dos direitos garantidos às crianças ao longo do tempo. Os resultados obtidos através da análise das reportagens, relacionadas com o referencial histórico, apontam que as propostas remotas tomadas pelas escolas como uma medida para enfrentar o isolamento durante a pandemia, desrespeitaram a garantia dos direitos das crianças e ignoraram as especificidades da Educação Infantil. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4664212425315823 | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedL-So | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0009-0004-1658-7034 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-1158-2814 | por |
dc.contributor.advisor-co1orcid | https://orcid.org/0000-0002-9304-5800 | por |