Show simple item record

dc.contributor.authorModa, Julia Niero
dc.date.accessioned2024-02-16T16:43:02Z
dc.date.available2024-02-16T16:43:02Z
dc.date.issued2024-02-07
dc.identifier.citationMODA, Julia Niero. Desafios da Educação Infantil em tempos pandêmicos: afetividade e acolhimento. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19344.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19344
dc.description.abstractThe present undergraduate thesis aims to understand the issue of affection and reception of children in Early Childhood Education, as well as the challenges faced by this stage of education to exercise them during the pandemic period. In order to carry out this work, were carried out bibliographic and documentary research, with a qualitative approach. Thereby, besides books, research, articles and academic texts, were also used news and television reports related to confront of the covid-19 pandemic by the Early Childhood Education school community. The text begins with a historical resumption of Early Childhood Education in Brazil and the rights guaranteed to children over time. the results obtained through the analysis of reports, related to the historical reference, point out that the remote proposals taken by schools as a measure to face the isolation during the pandemic, disrespected the guarantee of children's rights and ignored the specificities of Early Childhood Education.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectPandemiapor
dc.subjectDesafiospor
dc.subjectEarly Childhoodeng
dc.subjectPandemiceng
dc.subjectChallengeseng
dc.titleDesafios da Educação Infantil em tempos pandêmicos: afetividade e acolhimentopor
dc.title.alternativeThe challenges of Early Childhood Education in pandemic times: affection and receptioneng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Camargo, Andréia Regina de Oliveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0936098182171676por
dc.contributor.advisor-co1Santos, Maria Walburga dos
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2954227254025696por
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso tem como propósito compreender a questão da afetividade e do acolhimento com as crianças da Educação Infantil, bem como os desafios enfrentados por esta etapa da educação para exercê-los durante a temporalidade pandêmica. Para a realização deste trabalho, foram efetuadas pesquisas bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa. Assim, além de livros, pesquisas, artigos e textos acadêmicos, também foram utilizadas notícias e reportagens televisivas relacionadas ao enfrentamento da pandemia de COVID-19 pela comunidade escolar da Educação Infantil. O texto se inicia com uma retomada histórica da Educação Infantil no Brasil e dos direitos garantidos às crianças ao longo do tempo. Os resultados obtidos através da análise das reportagens, relacionadas com o referencial histórico, apontam que as propostas remotas tomadas pelas escolas como uma medida para enfrentar o isolamento durante a pandemia, desrespeitaram a garantia dos direitos das crianças e ignoraram as especificidades da Educação Infantil.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4664212425315823por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0009-0004-1658-7034por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1158-2814por
dc.contributor.advisor-co1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9304-5800por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil