dc.contributor.author | Paulino, Beatriz de Souza | |
dc.date.accessioned | 2024-02-26T13:26:29Z | |
dc.date.available | 2024-02-26T13:26:29Z | |
dc.date.issued | 2024-02-06 | |
dc.identifier.citation | PAULINO, Beatriz de Souza. Nos riscos da Pedagogia: uma narrativa entre (auto)biografia e o autorretrato. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19482. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19482 | |
dc.description.abstract | The main problem of the present study is to investigate how a person's experiences and life events, when recorded in the form of a self-portrait, can influence the construction of body image. To answer this question, I delved into my own self-portraits that have been created since 2016, before entering undergraduate studies, observing how my perception of myself and my body has changed over time and how drawing myself has contributed to these changes in body image. I drew inspiration from other artists, such as Frida Kahlo, who also reflected their lives in prints. Additionally, I explored the importance of cultivating a positive self-perception from early childhood, emphasizing that this is supported by law. The significance of the pedagogy course as a formative space is evident in this narrative, as it shaped many transformative experiences that underpin this research. The theoretical, aesthetic, and ethical references have transformed my perspective since 2018, and through the visual records presented here, it is possible to compare and identify the points of rupture and mending in the threads of my experience. This work is constituted as a qualitative bibliographical research with an autobiographical narrative character that led to some points of reflection, including: the knowledge derived from experience; self-portrait as a record; body image; and the influence of social violence on the body. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Autorretrato | por |
dc.subject | Experiência | por |
dc.subject | Autobiografia | por |
dc.subject | Self-Portrait | eng |
dc.subject | Experience | eng |
dc.subject | Autobiography | eng |
dc.title | Nos riscos da Pedagogia: uma narrativa entre (auto)biografia e o autorretrato | por |
dc.title.alternative | In the risks of Pedagogy: a narrative between (auto)biography and self-portrait | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Maria Walburga dos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2954227254025696 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Doin, Rafael Romeiro | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9984036089729552 | por |
dc.description.resumo | O problema principal do presente estudo é investigar como as experiências e as vivências de uma pessoa, quando registradas em forma de autorretrato, podem influenciar a construção da imagem corporal. Para responder a esta questão me debrucei sobre meus próprios autorretratos que vêm sendo feitos desde 2016, antes de entrar na graduação e observar o quanto a minha visão sobre mim e o meu corpo mudaram durante esse tempo e como me desenhar ajudou nas mudanças da imagem corporal, me baseando em outras artistas que também refletiam suas vidas em gravuras, como Frida Khalo; e como praticar esse olhar para o próprio corpo desde a educação infantil é importante e respaldado pela lei. A importância do curso de pedagogia enquanto espaço formativo também fica evidente nesta narrativa visto que traçou muitas das experiências transformadoras que embasam esta pesquisa, as referências teóricas, estéticas e éticas transformaram este corpo desde 2018, sendo possível, por meio dos registros imagéticos presentes aqui, comparar e identificar os pontos de ruptura e remendo nos fios da minha experiência. Este trabalho se constituiu como uma pesquisa bibliográfica qualitativa com um caráter narrativo autobiográfico que acarretou alguns pontos de reflexão, sendo eles: o saber de experiência; o autorretrato como registro; a imagem corporal; influência de violências sociais ao corpo. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8855668370491330 | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedL-So | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0009-0008-2195-4280 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-9304-5800 | por |
dc.contributor.advisor-co1orcid | https://orcid.org/0000-0002-4255-2407 | por |