Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorPaulino, Beatriz de Souza
dc.date.accessioned2024-02-26T13:26:29Z
dc.date.available2024-02-26T13:26:29Z
dc.date.issued2024-02-06
dc.identifier.citationPAULINO, Beatriz de Souza. Nos riscos da Pedagogia: uma narrativa entre (auto)biografia e o autorretrato. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19482.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19482
dc.description.abstractThe main problem of the present study is to investigate how a person's experiences and life events, when recorded in the form of a self-portrait, can influence the construction of body image. To answer this question, I delved into my own self-portraits that have been created since 2016, before entering undergraduate studies, observing how my perception of myself and my body has changed over time and how drawing myself has contributed to these changes in body image. I drew inspiration from other artists, such as Frida Kahlo, who also reflected their lives in prints. Additionally, I explored the importance of cultivating a positive self-perception from early childhood, emphasizing that this is supported by law. The significance of the pedagogy course as a formative space is evident in this narrative, as it shaped many transformative experiences that underpin this research. The theoretical, aesthetic, and ethical references have transformed my perspective since 2018, and through the visual records presented here, it is possible to compare and identify the points of rupture and mending in the threads of my experience. This work is constituted as a qualitative bibliographical research with an autobiographical narrative character that led to some points of reflection, including: the knowledge derived from experience; self-portrait as a record; body image; and the influence of social violence on the body.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutorretratopor
dc.subjectExperiênciapor
dc.subjectAutobiografiapor
dc.subjectSelf-Portraiteng
dc.subjectExperienceeng
dc.subjectAutobiographyeng
dc.titleNos riscos da Pedagogia: uma narrativa entre (auto)biografia e o autorretratopor
dc.title.alternativeIn the risks of Pedagogy: a narrative between (auto)biography and self-portraiteng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Santos, Maria Walburga dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2954227254025696por
dc.contributor.advisor-co1Doin, Rafael Romeiro
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9984036089729552por
dc.description.resumoO problema principal do presente estudo é investigar como as experiências e as vivências de uma pessoa, quando registradas em forma de autorretrato, podem influenciar a construção da imagem corporal. Para responder a esta questão me debrucei sobre meus próprios autorretratos que vêm sendo feitos desde 2016, antes de entrar na graduação e observar o quanto a minha visão sobre mim e o meu corpo mudaram durante esse tempo e como me desenhar ajudou nas mudanças da imagem corporal, me baseando em outras artistas que também refletiam suas vidas em gravuras, como Frida Khalo; e como praticar esse olhar para o próprio corpo desde a educação infantil é importante e respaldado pela lei. A importância do curso de pedagogia enquanto espaço formativo também fica evidente nesta narrativa visto que traçou muitas das experiências transformadoras que embasam esta pesquisa, as referências teóricas, estéticas e éticas transformaram este corpo desde 2018, sendo possível, por meio dos registros imagéticos presentes aqui, comparar e identificar os pontos de ruptura e remendo nos fios da minha experiência. Este trabalho se constituiu como uma pesquisa bibliográfica qualitativa com um caráter narrativo autobiográfico que acarretou alguns pontos de reflexão, sendo eles: o saber de experiência; o autorretrato como registro; a imagem corporal; influência de violências sociais ao corpo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8855668370491330por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0009-0008-2195-4280por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9304-5800por
dc.contributor.advisor-co1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4255-2407por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil