Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDias, Diogo Inacio
dc.date.accessioned2024-07-02T19:28:14Z
dc.date.available2024-07-02T19:28:14Z
dc.date.issued2024-02-23
dc.identifier.citationDIAS, Diogo Inacio. Do intercessor figura-palhaça: um possível da docência contra o entristecimento. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19708.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19708
dc.description.abstractWhat can happen when a teacher allows/makes an intercessor? What can be born from this encounter? And what can happen when that intercessor is the clown figure? This dissertation sets out to narrate the experience of a teacher who has an intercessor in the clown figure who, by crossing him, has made it possible for lines of escape to emerge in his teaching performance. Starting from the problem that the capitalist axiomatic and its capacity to manage its own limits, even agency desires, in a way imposes lines that shape society and the bodies that inhabit it, we discuss the idea that teaching is also sometimes shaped by these dominant and hegemonic movements of capitalism. Thus, there seems to be a developmental model of teaching based on performance and supported by formulas, recipes, methodologies and preconceived models that can end up breaking down teaching bodies and making them sad. In this dynamic of performance, we find in the concept of the intercessor a viable way for teachers to counteract this sadness. By being crossed by their intercessor, the clown figure (and their joy and improvisation and spontaneity and insubordination and disruptiveness and and and...), it has sometimes been possible to identify lines of escape that deterritorialise the teacher from their usual locus, launching them into a new and unknown territory of possibilities. Throughout this work, we present some chronicles that narrate some moments of experience in which the teaching figure is crossed by its intercessor, the clown figure, enabling other ways of being and being a teacher, offering resistance to some of these hegemonic lines that operate in a way that formats teaching. The clown figure is not presented here as another model to be followed or even as an inspiration for a teaching path to follow. The text shares an experience that, in the process of producing the research, enabled us to think about the power of manufacturing/permitting intercessors (whatever they may be) for teaching, our most precious finding in this research and writing process.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtuação Docentepor
dc.subjectIntercessorpor
dc.subjectDesterritorializaçãopor
dc.subjectReterritorializaçãopor
dc.subjectFigura-palhaçapor
dc.subjectTeaching Performanceeng
dc.subjectIntercessorpor
dc.subjectDeterritorializationeng
dc.subjectReterritorializationeng
dc.subjectClown-figureeng
dc.titleDo intercessor figura-palhaça: um possível da docência contra o entristecimentopor
dc.title.alternativeFrom intercessor to clown figure: a possible approach to teaching against sadnesseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Souza, Carolina Rodrigues de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8152101475247049por
dc.description.resumoO que pode acontecer quando um docente permite/fabrica um intercessor? O que pode nascer desse encontro? E quando esse intercessor é a figura-palhaça? Esta dissertação se propõe a narrar uma experiência de um professor que tem na figura-palhaça um intercessor o qual, ao atravessá-lo, possibilitou o surgimento de linhas de fuga em sua atuação docente. Partindo da problemática de que a axiomática capitalista e sua capacidade de gerenciar os seus próprios limites, agenciando desejos, inclusive, de certa maneira impõe linhas que modelam a sociedade e os corpos que nela habitam, discutimos a ideia de que a docência, por vezes, também é plasmada por esses movimentos dominantes e hegemônicos do capitalismo. Assim, parece haver um modelo de docência desenvolvimentista pautado no desempenho e sustentado por fórmulas, receitas, metodologias e modelos pré-concebidos que podem acabar por decompor corpos docentes, entristecendo-os. Nessa dinâmica de desempenho, encontramos no conceito de intercessor um possível da docência contra esse entristecimento. Ao ser atravessado por seu intercessor, a figura-palhaça (e sua alegria e improvisação e espontaneidade e insubordinação e disruptividade e e e…), por vezes, foi possível identificar linhas de fuga que desterritorializam o docente de seu lócus habitual, lançando-o em um novo e desconhecido território de possíveis. Ao longo deste trabalho, apresentamos algumas crônicas que narram momentos dessa experiência em que a figura docente é atravessada por seu intercessor, a figura-palhaça, possibilitando outras maneiras de ser e estar como professor, oferecendo resistência a algumas dessas linhas hegemônicas que operam de maneira a formatar as docências. A figura-palhaça aqui não se apresenta como mais um modelo a ser seguido ou sequer como inspiração de caminho docente a ser seguido. O texto partilha uma experiência que, no movimento de produção da pesquisa, possibilitou-nos pensar a potência da fabricação/permissão de intercessores (sejam eles quais forem) para a atuação docente, nosso mais precioso achado desse movimento de pesquisa e escrita.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4545959719805313por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0003-3205-0048por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7826-1011por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil