Show simple item record

dc.contributor.authorBrito, Beatriz Antunes Fogaça
dc.date.accessioned2024-07-03T12:57:04Z
dc.date.available2024-07-03T12:57:04Z
dc.date.issued2024-05-08
dc.identifier.citationBRITO, Beatriz Antunes Fogaça. O lugar e o não lugar da natureza no cotidiano da Educação Infantil - Narrativas docentes em Cartas Pedagógicas. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19721.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19721
dc.description.abstractThe planet is on the brink of environmental collapse. To reverse this condition and postpone the end of the world (Krenak, 2022b), it is urgent to change the way we relate to nature. This research, with a qualitative approach, has as main objective to establish the relationships between childhood and nature based on narratives from early childhood education teachers, constructed from the exchange of Pedagogical Letters (Freitas, 2021). We sought to answer the following question: Are there spaces/possibilities in the practices of early childhood education teachers for true experiences with nature, for the right to freedom and joy? The answer was constructed from an investigation that used different sources to compose the data: 1) analysis of national documents that govern early childhood education; 2) state of knowledge of academic-scientific productions on the topic of early childhood education and nature between the years 2010 and 2022 and 3) appreciation of narratives produced during the year 2023 by teachers working in the first stage of basic education, through letters. It was noted the absence of public policies and training – initial and continuing – on the subject, as well as a still incipient scientific production and the existence of individualized practices of certain institutions and/or teachers. We understand that we are all beings of culture and nature (Ingold, 1995; Tiriba, 2018) and that the unhealthy contours provided by the capitalist regime and the dichotomies originated by modernity have separated us from biophilic, emotional, bodily and affective aspects, causing illness and degradation of the planet, therefore, the importance of investing in professional training and creating policies that ensure the right of babies and children to full-body experiences, culminating in the construction of a Brazilian pedagogy – macunaímica (Sangenis, 2020), exúlica (Souza, 2016; Rufino, 2018), quintaleira (Coutinho et al., 2022) with a verdant curriculum.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectNaturezapor
dc.subjectNarrativas docentespor
dc.subjectCartas Pedagógicaspor
dc.subjectEarly Childhood Educationpor
dc.subjectNaturepor
dc.subjectTeachers narrativespor
dc.subjectPedagogical Letterspor
dc.titleO lugar e o não lugar da natureza no cotidiano da Educação Infantil - Narrativas docentes em Cartas Pedagógicaspor
dc.title.alternativeThe place and non-place of nature on the daily life of Early Childhood Education - Teachers narratives in Pedagogical Letterspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Santos, Maria Walburga dos
dc.contributor.advisor1Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2954227254025696por
dc.description.resumoO planeta está à beira de um colapso ambiental. Para reverter essa condição e adiar o fim do mundo (Krenak, 2022b), é urgente a mudança na maneira como nos relacionamos com a natureza. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, tem como principal objetivo estabelecer as relações entre infância e natureza a partir de narrativas de professoras da educação infantil, construídas a partir da troca de Cartas Pedagógicas (Freitas, 2021). Buscou-se responder ao seguinte questionamento: existem espaços/possibilidades nas práticas de docentes da educação infantil para experiências verdadeiras com a natureza, para o direito à liberdade e à alegria? A resposta se construiu a partir de uma investigação que utilizou diferentes fontes para compor os dados: 1) análise dos documentos nacionais que regem a educação infantil; 2) estado do conhecimento das produções acadêmico-científicas sobre a temática educação infantil e natureza entre os anos de 2010 a 2022 e 3) apreciação das narrativas produzidas durante o ano de 2023 por docentes atuantes na primeira etapa da educação básica, através de cartas. Constatou-se a ausência de políticas públicas e de formação – inicial e continuada – acerca da temática, bem como uma produção científica ainda incipiente e a existência de práticas individualizadas de determinadas instituições e/ou docentes. Compreendemos que somos todos seres de cultura e de natureza (Ingold, 1995; Tiriba, 2018) e que os contornos insalubres proporcionados pelo regime capitalista e as dicotomias originadas pela modernidade têm nos apartado de aspectos biofílicos, emocionais, corporais e afetivos, causando adoecimento das pessoas e degradação do planeta, portanto, a importância do investimento na formação profissional e na criação de políticas que assegurem o direito de bebês e crianças às experiências de corpo inteiro, culminando na construção de uma pedagogia brasileira – macunaímica (Sangenis, 2020), exúlica (Souza, 2016; Rufino, 2018), quintaleira (Coutinho et al., 2022) com um currículo verdejante.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8603464713994488por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0001-8997-7982por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9304-5800por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil