dc.contributor.author | Silva, Deimisson Gomes da | |
dc.date.accessioned | 2024-07-03T13:03:33Z | |
dc.date.available | 2024-07-03T13:03:33Z | |
dc.date.issued | 2024-04-22 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Deimisson Gomes da. A profissionalidade docente: vivências de professores do Instituto Federal do Acre - Campus Xapuri. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19723. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19723 | |
dc.description.abstract | The present study aimed to investigate how teachers at the Federal Institute of Acre - Xapuri Campus understand teaching professionalism. The specific objectives were: to understand teachers' comprehension of teaching at the Federal Institute, its characteristics, and challenges; as well as teachers' experiences regarding professionalism, considering their statements about the profession. The research was based on Cultural-Historical Theory, focusing on Vygotsky's concept of "vivencia" (lived experience), and interviews were conducted with four teachers. The data indicated that teaching professionalism was related to various dimensions, such as: effectiveness of practice; social activism and transformation of subjects' reality; professional fulfillment; a more humanistic perspective and commitment to the scientific view of the world. Teaching at IF Xapuri Campus involved aspects such as: bureaucracy; excessive workload; education precarization; class relations; internalization process; and relationship with the local community, humanized and welcoming environment, as well as a sense of belonging to the context. The experiences highlighted by the teachers encompassed: sensitivity in work relationships and aesthetic experience of the world, where being in the profession is as important as doing. It is observed that teaching professionalism is seen as strongly marked by a sense of social responsibility towards students and the community, in providing them with the necessary conditions to develop as individuals and as professionals committed to transforming themselves and their environment. The studies have also pointed out that teaching professionalism involves subjective and objective issues, such as personal experiences and motivations, ways of acting, and working environment conditions, changing along with society as it is a social construction. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Vivências | por |
dc.subject | Profissionalidade docente | por |
dc.subject | Institutos federais | por |
dc.subject | Educação profissional e tecnológica | por |
dc.subject | Experiences | eng |
dc.subject | Teaching professionality | eng |
dc.subject | Federal institutes | eng |
dc.subject | Professional and technological education | eng |
dc.title | A profissionalidade docente: vivências de professores do Instituto Federal do Acre - Campus Xapuri | por |
dc.title.alternative | Teaching professionalism: experiences of teachers at the Federal Institute of Acre - Campus Xapuri | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Sant'Ana, Izabella Mendes | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7860235863062183 | por |
dc.description.resumo | O presente estudo visou investigar como professores do Instituto Federal do Acre – Campus Xapuri compreendem a profissionalidade docente. Os objetivos específicos foram: conhecer a compreensão dos professores sobre a docência no Instituto Federal, suas características e desafios; bem como as vivências dos professores sobre a profissionalidade, considerando suas falas em relação à profissão. A pesquisa baseou-se na Teoria histórico-cultural, focalizando o conceito de vivência (perejivânie) de Vigotski, sendo realizadas entrevistas com quatro professores. Os dados apontaram que a profissionalidade docente foi relacionada a várias dimensões, tais como: eficiência da prática; ativismo social e transformação da realidade dos sujeitos; realização profissional; perspectiva mais humanista e compromisso com a visão científica do mundo. A docência no IF Campus Xapuri envolveu aspectos como: burocracia; excesso de tarefas; precarização da educação; relações de classes; processo de interiorização e relação com a comunidade local, ambiente humanizado e acolhedor, bem como sentimento de pertencimento ao contexto. As vivências destacadas pelos professores abrangeram: sensibilidade nas relações de trabalho e experiência estética de mundo, onde o ser na profissão é tão importante quanto o fazer. Verifica-se que a profissionalidade docente é vista como fortemente marcada por um senso de responsabilidade social para com os alunos e comunidade, no sentido de dar-lhes as condições necessárias para que se desenvolvam como pessoas e como profissionais comprometidos com a transformação de si e do meio. Os estudos apontaram ainda que a profissionalidade docente envolve questões subjetivas e objetivas, como as experiências e motivações pessoais, formas de atuação e condições do ambiente de trabalho, se modificando junto com a sociedade visto que é uma construção social. Discute-se que a profissionalidade docente necessita ser entendida em suas várias dimensões, considerando sua complexidade e contradições. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5221773813652303 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0009-0008-4320-8158 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0001-9381-350X | por |