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dc.contributor.authorRodrigues, Marcus Rafael
dc.date.accessioned2024-07-03T22:30:43Z
dc.date.available2024-07-03T22:30:43Z
dc.date.issued2024-02-06
dc.identifier.citationRODRIGUES, Marcus Rafael. Epistemologia da Educação: a Reprodutibilidade, a Aprendizagem e a Dispersão como elementos de cientificidade. 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19769.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19769
dc.description.abstractThe doctoral thesis presented here is the result of reflective and investigative research and development by the Postgraduate Program in Education at UFSCar-Sorocaba and, more specifically, by the Study and Research Group in Education and Epistemology (GEPEE). Considering the recent context of denial, on the part of common sense, as well as, due to the academic debate regarding the epistemic status of education in its consideration as science, the present text has as its starting point and triggering problem, the reflection on the question: is it possible to say that education is a science? And, as a result of this reflection, one can add to the question: what are the factors that corroborate or disqualify it? Having as an investigative horizon the conceptual search that highlights or brings to light the debates on this academic investigation, the method adopted for this purpose was the bibliographical review that took place through the historical framework that spanned classical authors such as Plato, Aristotle, Marx, Comte, to modern and contemporary thinkers such as Kuhn, Popper, Lakatos, and Feyerabend; However, in an attempt to answer the questions as evidence of the opinion that confirms education as a science, Alejandro Ramirez Figueroa and Ferdinand Röhr with the concepts of Network Dispersion and the definition of an object specific to the science of education, translated into the educator triad, educating, and educational task, respectively collaborate directly with the proposed intent. It intends to contribute to the deepening and consolidation of understanding, or even the resumption of reflection on the epistemic relevance of education, that is, deal with the scientific nature of education as the access and maintenance of valid knowledge, to achieve this goal, it presents, through academic, philosophical, and sociological literature, pathways and topics that facilitate such understanding and delineation.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEpistemologiapor
dc.subjectReprodutibilidadepor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectDispersãopor
dc.subjectCiênciapor
dc.subjectEpistemologyeng
dc.subjectReproducibilityeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectDispersioneng
dc.subjectScienceeng
dc.titleEpistemologia da Educação: a Reprodutibilidade, a Aprendizagem e a Dispersão como elementos de cientificidadepor
dc.title.alternativeEpistemology of Education: Reproducibility, Learning and Dispersion as elements of scientificityeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Marques, Sílvio César
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6047434055828372por
dc.description.resumoA tese de doutoramento ora apresentada é fruto das pesquisas e desenvolvimentos reflexivos e investigativos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar-Sorocaba e, mais especificamente, do Grupo de Estudos e pesquisas em Educação e Epistemologia (GEPEE). Considerando o recente contexto de negação, por parte do senso comum, bem como também, por derivação do embate acadêmico acerca do estatuto epistêmico próprio da educação em sua consideração como ciência, o presente texto tem como ponto de partida e problema disparador, a reflexão acerca da questão: é possível afirmar que a educação é uma ciência? E em decorrência dessa reflexão, pode-se agregar ao questionamento: quais os fatores que a corroboram ou a desqualificam? Tendo como horizonte investigativo a procura conceitual que evidencie ou traga à luz os debates sobre esta investigação acadêmica, o método adotado para tal intento foi o da revisão bibliográfica que se deu através do arcabouço histórico que perpassou desde autores clássicos como Platão, Aristóteles, Marx, Comte, até pensadores modernos e contemporâneos como Kuhn, Popper, Lakatos e Feyerabend. No entanto, na tentativa de responder aos questionamentos como evidenciação do parecer que confirma a educação como uma ciência, Alejandro Ramirez Figueroa e Ferdinand Röhr com os conceitos de Dispersão em rede e da definição de um objeto próprio da ciência da educação, traduzido na tríade educador, educando e tarefa educacional, respectivamente colaboram diretamente com o intento proposto. Por fim, pretende-se contribuir para o aprofundamento e consolidação da compreensão ou mesmo da retomada da reflexão sobre a pertinência epistêmica da educação, isto é, tratar sobre a cientificidade da educação enquanto acesso e manutenção do conhecimento válido.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0283090149475969por
dc.contributor.authororcid0000-0002-7111-8925por
dc.contributor.advisor1orcid0000-0002-9424-9442por


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