dc.contributor.author | Baptista, Karen Cristina Santos | |
dc.date.accessioned | 2024-07-04T19:25:02Z | |
dc.date.available | 2024-07-04T19:25:02Z | |
dc.date.issued | 2024-02-07 | |
dc.identifier.citation | BAPTISTA, Karen Cristina Santos. A história e cultura indígena pós lei 11.645/2008 nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise do manual para o (a) professor (a) do livro didático da coleção Pitanguá Mais - História. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19805. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19805 | |
dc.description.abstract | This course completion work has the general objective of analyzing how indigenous themes are
presented in the manuals for teachers of the textbooks in the Pitanguá Mais - História collection
for the initial years of Elementary School. The analysis covers both the proposals for the
students and the guidance provided to the teachers. The research, of a documentary and
bibliographic nature, is also dedicated to the study of legal and normative documents that mark
Brazilian education, such as Law nº 11,645/2008 and the National Common Curricular Base
(BNCC), seeking to highlight how the mandatory implementation was of teaching indigenous
History and Culture and its impacts on national education. As a result of this research, we aim
to highlight the contributions of the Pitanguá Mais – História collection to the work with the
theme of original peoples and also point out other resources to complement the work of the
teacher in the classroom, always keeping in mind that teaching children about the different
cultures and ethnicities present in the country is an important step in deconstructing prejudices
and stereotypes. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | História | por |
dc.subject | Livro didático | por |
dc.subject | História e cultura indígena | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | History | eng |
dc.subject | Textbook | eng |
dc.subject | Indigenous history and culture | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Elementary School | eng |
dc.title | A história e cultura indígena pós lei 11.645/2008 nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise do manual para o (a) professor (a) do livro didático da coleção Pitanguá Mais - História | por |
dc.title.alternative | Indigenous history and culture after law 11,645/2008 in the early years of elementary school: an analysis of the manual for teachers of the textbook from the Pitanguá Mais collection - History | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Geraldo Tadeu | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3516168011612531 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo geral analisar como a temática indígena se apresenta nos manuais para as (os) professoras (es) dos livros didáticos da coleção Pitanguá Mais - História para os anos iniciais do Ensino Fundamental. A análise abrange tanto as propostas para as (os) alunas (os) quanto os direcionamentos fornecidos às (aos) professoras(es). A pesquisa, de caráter documental e bibliográfica, também se dedica ao estudo dos documentos legais e normativos que marcam a educação brasileira, como a Lei nº 11.645/2008 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), buscando evidenciar como foi a implementação da obrigatoriedade do ensino da História e Cultura indígena e quais os impactos desta na educação nacional. Como resultado deste trabalho, visamos destacar as contribuições da coleção Pitanguá Mais – História para o trabalho com a temática dos povos originários e também apontar outros recursos para complementar o trabalho do (a) professor (a) em sala de
aula, sempre tendo em vistas que ensinar as crianças sobre as diferentes culturas e etnias presentes no país é um importante passo na desconstrução de preconceitos e estereótipos. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | https://lattes.cnpq.br/2840558187480954 | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedL-So | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0009-0004-9813-4513 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-1352-0027 | por |