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dc.contributor.authorBaptista, Karen Cristina Santos
dc.date.accessioned2024-07-04T19:25:02Z
dc.date.available2024-07-04T19:25:02Z
dc.date.issued2024-02-07
dc.identifier.citationBAPTISTA, Karen Cristina Santos. A história e cultura indígena pós lei 11.645/2008 nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise do manual para o (a) professor (a) do livro didático da coleção Pitanguá Mais - História. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19805.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19805
dc.description.abstractThis course completion work has the general objective of analyzing how indigenous themes are presented in the manuals for teachers of the textbooks in the Pitanguá Mais - História collection for the initial years of Elementary School. The analysis covers both the proposals for the students and the guidance provided to the teachers. The research, of a documentary and bibliographic nature, is also dedicated to the study of legal and normative documents that mark Brazilian education, such as Law nº 11,645/2008 and the National Common Curricular Base (BNCC), seeking to highlight how the mandatory implementation was of teaching indigenous History and Culture and its impacts on national education. As a result of this research, we aim to highlight the contributions of the Pitanguá Mais – História collection to the work with the theme of original peoples and also point out other resources to complement the work of the teacher in the classroom, always keeping in mind that teaching children about the different cultures and ethnicities present in the country is an important step in deconstructing prejudices and stereotypes.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectHistória e cultura indígenapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectHistoryeng
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectIndigenous history and cultureeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectElementary Schooleng
dc.titleA história e cultura indígena pós lei 11.645/2008 nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise do manual para o (a) professor (a) do livro didático da coleção Pitanguá Mais - Históriapor
dc.title.alternativeIndigenous history and culture after law 11,645/2008 in the early years of elementary school: an analysis of the manual for teachers of the textbook from the Pitanguá Mais collection - Historyeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Souza, Geraldo Tadeu
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3516168011612531por
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem por objetivo geral analisar como a temática indígena se apresenta nos manuais para as (os) professoras (es) dos livros didáticos da coleção Pitanguá Mais - História para os anos iniciais do Ensino Fundamental. A análise abrange tanto as propostas para as (os) alunas (os) quanto os direcionamentos fornecidos às (aos) professoras(es). A pesquisa, de caráter documental e bibliográfica, também se dedica ao estudo dos documentos legais e normativos que marcam a educação brasileira, como a Lei nº 11.645/2008 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), buscando evidenciar como foi a implementação da obrigatoriedade do ensino da História e Cultura indígena e quais os impactos desta na educação nacional. Como resultado deste trabalho, visamos destacar as contribuições da coleção Pitanguá Mais – História para o trabalho com a temática dos povos originários e também apontar outros recursos para complementar o trabalho do (a) professor (a) em sala de aula, sempre tendo em vistas que ensinar as crianças sobre as diferentes culturas e etnias presentes no país é um importante passo na desconstrução de preconceitos e estereótipos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttps://lattes.cnpq.br/2840558187480954por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0009-0004-9813-4513por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1352-0027por


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