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dc.contributor.authorSalles, Paulete Zilli Silveira de
dc.date.accessioned2024-07-10T17:14:53Z
dc.date.available2024-07-10T17:14:53Z
dc.date.issued2024-02-21
dc.identifier.citationSALLES, Paulete Zilli Silveira de. Os aparelhos da sociedade civil mobilizados em torno do ensino domiciliar no Brasil (1994-2023). 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19855.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19855
dc.description.abstractThis dissertation’s theme is homeschooling, that was approved by the Brazilian Chamber of Deputies in may of 2022. The object of the research are the civil society apparatus mobilized in defense and criticism of homeschooling. The research results that are present in this text were developed from the following questions: what are the status of homeschooling in Brazil? What are the principal civil society apparatus that is acting in favor and against the regulation of homeschooling in Brazil? What are the political-ideological profile of this civil society apparatus? The answer to the research’s problem was searched by bibliographic and documental research with qualitative focus based on historical-dialectical materialism. Whiting this reasoning, the Gramsci legacy as used, especially the concept of civil society and historical-critical pedagogy that, as pedagogical expression of historical-dialetictical materialism, was used to argument in favor of the right to schoolar education (therefore against homeschooling) and to give (in the conclusion) some proposals against the advance of homeschooling in Brazil. The documental research was restrained at identify and analyse legislative’s proposals that intend to regulament homeschooling and documents about the organization of civil society mobilized towards homeschooling. At the conclusion, is asserted that the civil society apparatus that defends homeschooling were promoted by the far right’s assension in Brazil and in the rest of the world and has a conservative reactionary political-ideological profile.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino domiciliarpor
dc.subjectSociedade civilpor
dc.subjectAntonio Gramscipor
dc.subjectHomeschoolingeng
dc.subjectCivil societyeng
dc.titleOs aparelhos da sociedade civil mobilizados em torno do ensino domiciliar no Brasil (1994-2023)por
dc.title.alternativeCivil society apparatuses mobilized around homeschooling in Brazil (1994-2023)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Martins, Marcos Francisco
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4515924584428591por
dc.description.resumoO tema desta dissertação é o ensino domiciliar (homeschooling), que foi aprovado pela Câmara dos Deputados em maio de 2022. O objeto de pesquisa são os aparelhos da sociedade civil mobilizados na defesa e na crítica ao homeschooling. A pesquisa cujos resultados encontram-se neste texto apresentados, foi desenvolvida a partir das seguintes perguntas problematizadoras: qual o status do ensino domiciliar no Brasil? Quais são os principais aparelhos da sociedade civil que têm atuado a favor e contra a regulamentação do ensino domiciliar no Brasil? Qual é o perfil político-ideológico desses aparelhos da sociedade civil? As respostas ao problema de pesquisa foram buscadas por meio de pesquisa bibliográfica e documental, com enfoque qualitativo, fundamentada no materialismo histórico-dialético. Aderentes a essa fundamentação, foram utilizados o legado de Gramsci, em especial, o conceito de sociedade civil e a Pedagogia Histórico-Crítica que, como expressão pedagógica do materialismo histórico-dialético, foi empregada no intuito de argumentar em favor do direito à educação escolar (contra o homeschooling, portanto) e para formular (na conclusão), algumas propostas contra o avanço da educação domiciliar no Brasil. A pesquisa documental se deteve a identificar e analisar propostas legislativas que intencionam a regulamentação do ensino domiciliar e documentos relativos às organizações da sociedade civil mobilizadas em torno do homeschooling. Na conclusão, assevera-se que os aparelhos da sociedade civil que defendem o ensino domiciliar foram incentivados pela ascensão da extrema-direita no país e no mundo, e têm perfil político-ideológico conservador e reacionário.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9081682685652149por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-7546-3806por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8220-2030por


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