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dc.contributor.authorNambua, Manuel
dc.date.accessioned2024-07-12T17:57:12Z
dc.date.available2024-07-12T17:57:12Z
dc.date.issued2024-02-20
dc.identifier.citationNAMBUA, Manuel. Educação em Angola: Experiência, Pesquisa e Esperança. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19950.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19950
dc.description.abstractEach viewpoint of a study can indeed be the standpoint of a point. In this perspective, the present study emerges, inquisitive and qualitative in nature, conducting a thorough critical analysis of education and teacher training in Angola based on bibliographic research from theses and dissertations carried out by Angolan researchers in Brazilian universities, within postgraduate programs in Education. To achieve this, we aim to address the following research questions: What do studies produced in Brazil say about education in Angola? What are the main limitations and challenges in teacher training in Angola? Despite Angola being a country rich in mineral resources, why are education and teacher training still inadequate? What narratives are told in studies about the highlighted territory? To answer these questions, we mapped research in the Capes Theses and Dissertations Catalog database, refining 34 works after measurement, excluding 24, and analyzing 11 research studies. The results of the studies indicate that teacher training in Angola is still deficient, despite various educational reforms implemented by the government. Furthermore, training lacks greater attention regarding funding and educational policies. Given the evident scarcity of studies dedicated to pre-colonial education in Angola and scientific investigation, it is important to highlight the disagreement concerning the chronology of events related to the Portuguese invasion in Angola, particularly regarding the numerical data from the years 1482 and 1483. Therefore, aiming to reverse this situation, at the end of the studies, we propose an inventory based on keywords, focusing on the five vowels (A, E, I, O, U), to foster hope in education in Angola. This study is expected to emerge as a relevant and academic contribution to the body of knowledge about Angolan education. The plurality of perspectives offered by this research can enrich academic debates and foster deep reflections in the social, and perhaps, political sphere.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducation in Angolaeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectThe five vowels A, E, I, O, Ueng
dc.subjectEducational reformeng
dc.subjectEducação em Angolapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectAs cinco vogais A, E, I, O, Upor
dc.subjectReforma educativapor
dc.titleEducação em Angola: Experiência, Pesquisa e Esperançapor
dc.title.alternativeEducation in Angola: Experience, Research and Hopeeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Fortunato, Ivan
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8293044394759438por
dc.description.resumoCada ponto de vista de um estudo, aliás, pode ser o ponto de vista de um ponto. Nessa perspectiva, surge o presente estudo, de natureza inquisitiva e qualitativa, realizando uma penetrante análise crítica da educação e da formação de professores em Angola, com base em pesquisas bibliográficas de teses e dissertações realizadas por pesquisadores (as) angolanos em universidades brasileiras, em programas de pós-graduação em Educação. Para tanto, buscamos formular as seguintes questões de pesquisa: O que dizem as pesquisas produzidas no Brasil sobre a educação em Angola? Quais são os principais limites e desafios na formação de professores em Angola? Angola é um país rico em recursos minerais, então por que a educação e a formação de professores ainda são precárias? Que histórias são contadas nos estudos sobre o território destacado? Para responder a essas questões, mapeamos as pesquisas no banco de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e, após mensuração, refinamos 34 trabalhos, sendo excluídos 24 e analisadas 11 pesquisas. Os resultados dos estudos indicam que a formação de professores em Angola ainda é deficiente, apesar de o governo ter implementado diversas reformas educacionais. Além disso, a formação carece de maior atenção no tocante ao financiamento e às políticas educacionais. Dada a evidente escassez de estudos dedicados à educação pré-colonial em Angola e à investigação científica, é de importante salientar a discordância quanto à cronologia dos acontecimentos relacionados à invasão portuguesa em Angola, nomeadamente no que se refere aos dados cifrados dos anos de 1482 e 1483. Assim, com o objetivo de inverter esta situação, propomos, no final dos estudos, um inventário baseado em palavras-chave, com enfoque nas cinco vogais (A, E, I, O, U), de forma a fomentar a esperança na educação em Angola. Espera-se que este estudo se revele como um contributo relevante e acadêmico para o corpo de conhecimento sobre a educação angolana. A pluralidade de perspectivas oferecidas por esta pesquisa pode enriquecer os debates acadêmicos e fomentar reflexões profundas na esfera social e, quiçá, político.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpor
dc.description.sponsorshipId88887.821646/2023-00por
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6785890839371671por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/ 0000-0002-2159-274por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1870-7528por


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