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dc.contributor.authorGarcia, Ana Laura Gonçalves
dc.date.accessioned2024-08-05T15:21:42Z
dc.date.available2024-08-05T15:21:42Z
dc.date.issued2024-06-06
dc.identifier.citationGARCIA, Ana Laura Gonçalves. Mulher e trabalho: significação e sentido no livro didático. 2024. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20288.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20288
dc.description.abstractThis research seeks to contribute to studies on the semantic analysis of textbooks, since these teaching materials are the main resources used for the training of students in Brazilian basic schools. In this sense, understanding the discourses present in the textbook on the most diverse subjects is an important way of identifying predominant trends in our society, as these are chosen to contribute to the formation of new generations. The most specific subject of this study is women in work relationships, understood here as work activity. Thus, we sought to understand the meanings, meanings and silencing of women in relation to work in statements extracted from textbook texts. The research is based on studies about the semantic analysis of the event, understood as defined by Eduardo Guimarães. The object of the research was obtained through the assessment of textbooks from public schools, which are among those approved by the Ministry of Education - MEC, in the National Textbook Program - PNLD. The object clipping was taken from Languages and its technologies textbooks approved by the PNLD, aimed at high school students and which address the theme of work. From this perspective, the study will address the meanings of women in the texts of teaching materials that deal with the topic of work, understood here as economic activity. In other words, we sought to identify how these statements signify women in texts produced for primary school students when the topic is work. In this way, the identification of the enunciative scene is necessary, as well as the social place of speech of the authors of the textbooks and the functioning of the statements taken from the text, having the text as an event as its premise. Thus, the analysis will enable the understanding of studies about the meaning and meaning of texts that refer to women in their relationship with work. It is concluded that despite female achievements in relation to gender asymmetries, in the texts analyzed, discursive memory is still guided by the vision of a passive, fragile, compliant and subservient woman to men. In these texts, work as a labor activity is, mainly, masculine, with the statements prevailing in silence about women and persistent inequalities, in relation to men, when the topic is the job marketeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSemântica do acontecimentopor
dc.subjectSentidospor
dc.subjectMulherpor
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectSemantic of the eventeng
dc.subjectMeaningseng
dc.subjectWomaneng
dc.subjectWorkeng
dc.subjectTextbookseng
dc.titleMulher e trabalho: significação e sentido no livro didáticopor
dc.title.alternativeWoman and work: meaning in textbookseng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Schreiber da Silva, Soeli Maria
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8794598988783452por
dc.description.resumoEsta pesquisa busca contribuir para os estudos de análise semântica de livros didáticos, uma vez que esses materiais didáticos são os principais recursos utilizados para a formação dos estudantes das escolas básicas brasileiras. Nesse sentido, compreender os discursos presentes no livro didático sobre os mais diversos assuntos é uma forma importante de identificar tendências predominantes em nossa sociedade, na medida em que essas são escolhidas para contribuir na formação das novas gerações. O assunto mais específico, deste estudo é a mulher nas relações de trabalho, entendido aqui, como atividade laboral. Assim, buscou-se compreender os sentidos, significados e silenciamentos da mulher em relação ao trabalho nos enunciados extraídos de textos de livros didáticos. A pesquisa baseia-se nos estudos acerca da análise semântica do acontecimento, entendidos estes da maneira como é definida por Eduardo Guimarães. O objeto da pesquisa foi obtido mediante a apreciação dos livros didáticos de escolas públicas, que estão entre os aprovados pelo Ministério da Educação - MEC, no Programa Nacional do Livro Didático - PNLD. O recorte do objeto foi extraído dos livros didáticos de Linguagens e suas tecnologias aprovados pelo PNLD, destinados aos estudantes do ensino médio e que abordam a temática trabalho. Nessa perspectiva, o estudo abordará as significações de mulher nos enunciados dos textos de materiais didáticos que tratam do tema trabalho, entendido aqui como atividade econômica. Ou seja, buscou-se identificar como esses enunciados significam a mulher em textos produzidos para estudantes do ensino básico quando o tema é trabalho. Dessa maneira, a identificação da cena enunciativa se faz necessária, assim como do lugar social de fala dos autores dos livros didáticos e do funcionamento dos enunciados retirados do texto, tendo como premissa o texto como acontecimento. A análise possibilitou a compreensão dos estudos acerca da significação e do sentido dos textos que se referem a mulher na sua relação com o trabalho. Conclui-se que, apesar das conquistas femininas em relação às assimetrias de gênero, nos textos analisados a memória discursiva ainda é pautada pela visão da mulher passiva, frágil, cordata e subserviente ao homem. Nesses textos o trabalho como atividade laboral é, mormente, masculino, prevalecendo nos enunciados o silenciamento sobre o trabalho feminino e sobre as desigualdades persistentes em relação ao masculino, quando o tema é mercado de trabalho.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: Código de financiamento 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3601050257852284por


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