dc.contributor.author | Garcia, Ana Laura Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2024-08-05T15:21:42Z | |
dc.date.available | 2024-08-05T15:21:42Z | |
dc.date.issued | 2024-06-06 | |
dc.identifier.citation | GARCIA, Ana Laura Gonçalves. Mulher e trabalho: significação e sentido no livro didático. 2024. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20288. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20288 | |
dc.description.abstract | This research seeks to contribute to studies on the semantic analysis of textbooks, since
these teaching materials are the main resources used for the training of students in
Brazilian basic schools. In this sense, understanding the discourses present in the textbook
on the most diverse subjects is an important way of identifying predominant trends in our
society, as these are chosen to contribute to the formation of new generations. The most
specific subject of this study is women in work relationships, understood here as work
activity. Thus, we sought to understand the meanings, meanings and silencing of women
in relation to work in statements extracted from textbook texts. The research is based on
studies about the semantic analysis of the event, understood as defined by Eduardo
Guimarães. The object of the research was obtained through the assessment of textbooks
from public schools, which are among those approved by the Ministry of Education -
MEC, in the National Textbook Program - PNLD. The object clipping was taken from
Languages and its technologies textbooks approved by the PNLD, aimed at high school
students and which address the theme of work. From this perspective, the study will
address the meanings of women in the texts of teaching materials that deal with the topic
of work, understood here as economic activity. In other words, we sought to identify how
these statements signify women in texts produced for primary school students when the
topic is work. In this way, the identification of the enunciative scene is necessary, as well
as the social place of speech of the authors of the textbooks and the functioning of the
statements taken from the text, having the text as an event as its premise. Thus, the
analysis will enable the understanding of studies about the meaning and meaning of texts
that refer to women in their relationship with work. It is concluded that despite female
achievements in relation to gender asymmetries, in the texts analyzed, discursive memory
is still guided by the vision of a passive, fragile, compliant and subservient woman to
men. In these texts, work as a labor activity is, mainly, masculine, with the statements
prevailing in silence about women and persistent inequalities, in relation to men, when
the topic is the job market | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Semântica do acontecimento | por |
dc.subject | Sentidos | por |
dc.subject | Mulher | por |
dc.subject | Trabalho | por |
dc.subject | Livro didático | por |
dc.subject | Semantic of the event | eng |
dc.subject | Meanings | eng |
dc.subject | Woman | eng |
dc.subject | Work | eng |
dc.subject | Textbooks | eng |
dc.title | Mulher e trabalho: significação e sentido no livro didático | por |
dc.title.alternative | Woman and work: meaning in textbooks | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Schreiber da Silva, Soeli Maria | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8794598988783452 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa busca contribuir para os estudos de análise semântica de livros didáticos,
uma vez que esses materiais didáticos são os principais recursos utilizados para a
formação dos estudantes das escolas básicas brasileiras. Nesse sentido, compreender os
discursos presentes no livro didático sobre os mais diversos assuntos é uma forma
importante de identificar tendências predominantes em nossa sociedade, na medida em
que essas são escolhidas para contribuir na formação das novas gerações. O assunto mais
específico, deste estudo é a mulher nas relações de trabalho, entendido aqui, como
atividade laboral. Assim, buscou-se compreender os sentidos, significados e
silenciamentos da mulher em relação ao trabalho nos enunciados extraídos de textos de
livros didáticos. A pesquisa baseia-se nos estudos acerca da análise semântica do
acontecimento, entendidos estes da maneira como é definida por Eduardo Guimarães. O
objeto da pesquisa foi obtido mediante a apreciação dos livros didáticos de escolas
públicas, que estão entre os aprovados pelo Ministério da Educação - MEC, no Programa
Nacional do Livro Didático - PNLD. O recorte do objeto foi extraído dos livros didáticos
de Linguagens e suas tecnologias aprovados pelo PNLD, destinados aos estudantes do
ensino médio e que abordam a temática trabalho. Nessa perspectiva, o estudo abordará as
significações de mulher nos enunciados dos textos de materiais didáticos que tratam do
tema trabalho, entendido aqui como atividade econômica. Ou seja, buscou-se identificar
como esses enunciados significam a mulher em textos produzidos para estudantes do
ensino básico quando o tema é trabalho. Dessa maneira, a identificação da cena
enunciativa se faz necessária, assim como do lugar social de fala dos autores dos livros
didáticos e do funcionamento dos enunciados retirados do texto, tendo como premissa o
texto como acontecimento. A análise possibilitou a compreensão dos estudos acerca da
significação e do sentido dos textos que se referem a mulher na sua relação com o
trabalho. Conclui-se que, apesar das conquistas femininas em relação às assimetrias de
gênero, nos textos analisados a memória discursiva ainda é pautada pela visão da mulher
passiva, frágil, cordata e subserviente ao homem. Nesses textos o trabalho como atividade
laboral é, mormente, masculino, prevalecendo nos enunciados o silenciamento sobre o
trabalho feminino e sobre as desigualdades persistentes em relação ao masculino, quando
o tema é mercado de trabalho. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: Código de financiamento 001 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3601050257852284 | por |