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dc.contributor.authorFreitas, Bárbara de Souza
dc.date.accessioned2024-08-06T19:03:52Z
dc.date.available2024-08-06T19:03:52Z
dc.date.issued2024-06-21
dc.identifier.citationFREITAS, Bárbara de Souza. Eurocentrismo no livro didático de História: um estudo enunciativo da argumentação. 2024. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20302.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20302
dc.description.abstractColonization of America is a landmark in history when we think about power relationships stablished among different folks. This process of colonization creates dualities that differs European and non-European, white people and non-white people, colonizer and colonized, civilized and savage. These dualities arise from race concept, which infiltrates this relationship among folks in the colonies and puts European people in evidence, as they are superior to the others. From this process, the eurocentrism concept arises, which means to put the European as center of development, progress, reference in politics, economy and social issues. Thinking about the impacts of this in social relationships and, more specifically, in Education and knowledge built in schools, we study this topic in teaching materials. This work aims to investigate how history textbooks present Eurocentric positions by making an enunciative semantic analysis of argumentation on these teaching materials. We base our work on the Historic Semantics of the Enunciation/Semantics of the Event and we study argumentation as a meaning relation built on enunciation. For us, argumentation is support of positions. Our analysis used concepts from this theory such as enunciative agency, articulation and rewriting, argumentation and argumentativity. Based on these concepts, we outline our analysis procedures, which are, mainly: selection of data by sondage, identification of articulation and rewriting relations; identification of the types of argumentativity that the utterances presented; description of the argumentation and set of the enunciative figures. We made our research corpus with excerpts from the textbooks História 1:Ensino Médio (Vainfas, 2016), Araribá Plus: História (Apolinário, 2018) e História Sociedade e Cidadania 6 (Boulos Júnior, 2018). All these books are from National Didactic Book and Material Program. As the results, we identify that Eurocentric positions from the texbooks presented two kinds of regularities: topic and word classes. Regarding topic, the more frequent topics we saw on our data was European conquer of America and slavery. Regarding word classes, we identify that the textbooks usually used conjunctions and adjectives (mainly presented before nouns) to support Eurocentric positions designed by the social place of historian in enunciations. That made us define these word classes as argumentative strategies of supporting positions that favor European in these teaching materials.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEurocentrismopor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectSemântica do acontecimentopor
dc.subjectArgumentaçãopor
dc.subjectEurocentrismeng
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectSemantics of the eventeng
dc.subjectArgumentationeng
dc.titleEurocentrismo no livro didático de História: um estudo enunciativo da argumentaçãopor
dc.title.alternativeEurocentrism in History textbooks: an enunciative study of the argumentationeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Silva, Soeli Maria Schreiber da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8794598988783452por
dc.description.resumoA colonização da América é um marco na história no que se refere às relações de poder que foram estabelecidas entre diferentes povos. Com a colonização europeia dessa região, estabelece-se uma dualidade que diferencia europeu de não-europeu, branco de não-branco, colonizador de colonizado, civilizado de selvagem. Essas dualidades surgem pela ideia de raça que passa a infiltrar as relações entre diferentes povos nas colônias e que coloca o europeu em evidência, como superior. Assim, surge o conceito de eurocentrismo, que é o colocar o europeu como centro de desenvolvimento, progresso e referência política, econômica e social. Pensando nos impactos disso nas relações sociais e mais especificamente na escola, na construção do conhecimento desde a vida escolar, estudamos essa temática em materiais de ensino. Nosso objetivo geral é investigar como livros didáticos de História apresentam posições eurocêntricas por meio de uma análise semântico-enunciativa da argumentação nesses materiais. Para isso, embasamo-nos aqui na Semântica Histórica da Enunciação/Semântica do Acontecimento, fazendo um estudo da argumentação como relação de sentido que se constrói na enunciação. Para nós, a argumentação é uma sustentação de posições. Nas nossas análises, utilizamos conceitos dessa teoria, como agenciamento enunciativo, relações de articulação e reescrituração, argumentação e argumentatividade. A partir desses conceitos, delineamos os nossos procedimentos de análise, que são, principalmente: seleção dos dados por meio da sondagem; identificação das relações de articulação e reescrituração; identificação do tipo de argumentatividade presente nos enunciados; descrição do funcionamento da argumentação e da configuração das figuras enunciativas, aliada à elaboração de esquemas que resumem essa configuração. Nosso corpus constitui-se de recortes das obras História 1:Ensino Médio (Vainfas, 2016), Araribá Plus: História (Apolinário, 2018) e História Sociedade e Cidadania 6 (Boulos Júnior, 2018), sendo todas elas do Programa do Livro e do Material Didático – PNLD. Com as análises, identificamos que as posições eurocêntricas que aparecem nos livros didáticos apresentam dois tipos de regularidades: de temática e de classes de palavras. Em relação à temática, as temáticas mais frequentes nos recortes foram a conquista europeia na América e a escravização. Em relação às classes de palavras, identificamos que conjunções e adjetivos (muitas vezes antepostos aos substantivos) eram usados frequentemente para sustentação das posições eurocêntricas projetadas pelo lugar social de historiador constituído nas enunciações. Assim, definimos essas classes de palavras como estratégias argumentativas de sustentar posições em favor do europeu nos livros didáticos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor
dc.description.sponsorshipId88887.499214/2020-00por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9310293874906050por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0003-4732-286Xpor


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