dc.contributor.author | Barbizan, Eduardo Alves de Deus | |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T12:26:56Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T12:26:56Z | |
dc.date.issued | 2024-03-05 | |
dc.identifier.citation | BARBIZAN, Eduardo Alves de Deus. Perspectivas gramaticais em livros didáticos de português como língua estrangeira: um recorte documental temporal. 2024. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20316. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20316 | |
dc.description.abstract | Considering the relevant increase of teaching and learning Portuguese as a Foreign Language in Brazil and abroad (FURTOSO, 2015; IZAKI GÓMEZ, 2018; GRANATO, 2022; CHAMORRO, 2022), along with the fact that the role of grammar in pedagogical activities generally appears isolated from the discursive flows (BATSTONE, 1994; LARSEN-FREEMAN, 2003; SPADA & LIGHTBOWN, 2008), this doctoral dissertation analyzes how grammar teaching activities are presented in three Portuguese as Foreign Language textbooks published over three decades and with a gap of fifteen years between each of them. More specifically, through documentary research, we have analyzed the perspective of the activities that focus on teaching Portuguese as a Foreign Language grammar, based on Batstone's (1994) proposals of grammar as product, process, and skill, to understand the movement in pedagogical activities over the years. The focus on grammar is due to the observation in the classroom practices that learners value its study. We have identified tenuous changes in the types of pedagogical activity proposals that focus on grammar, but with the potential for activities that feature greater contextualization and learners' active involvement in the process of understanding relationships between form, meaning achieved, and Portuguese as a Foreign Language grammar use. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de Português como língua estrangeira | por |
dc.subject | Gramática pedagógica | por |
dc.subject | Livros didáticos | por |
dc.subject | Teaching Portuguese as a foreign language | eng |
dc.subject | Pedagogical grammar | eng |
dc.subject | Textbooks | eng |
dc.title | Perspectivas gramaticais em livros didáticos de português como língua estrangeira: um recorte documental temporal | por |
dc.title.alternative | Grammatical perspectives in portuguese as a foreign language textbooks: a time frame documentary analysis | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Augusto-Navarro, Eliane Hercules | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5716027350340906 | por |
dc.description.resumo | Considerando o crescimento da importância do ensino-aprendizagem de PLE no Brasil e no exterior (FURTOSO, 2015; IZAKI GÓMEZ, 2018; GRANATO, 2022; CHAMORRO, 2022), aliado ao fato de que o lugar da gramática em propostas pedagógicas parece isolado do fluxo discursivo (BATSTONE, 1994; LARSEN-FREEMAN, 2003; SPADA e LIGHTBOWN, 2008), propomos analisar como se apresentam as atividades de ensino da gramática de PLE em três livros didáticos publicados ao longo de três décadas e com espaçamento de quinze anos entre um e outro. Mais especificamente, por meio de pesquisa documental, analisamos qual a perspectiva das atividades que focam o ensino da gramática de PLE nos livros didáticos selecionados, a partir das propostas de Batstone (1994) de gramática como produto, processo e habilidade, visando compreender o movimento em propostas pedagógicas ao longo dos anos. O foco na gramática se deve à observação em sala de aula de que aprendizes valorizam seu estudo. Identificamos mudanças tênues nos tipos de propostas de atividades pedagógicas que focam o ensino da gramática, mas com potencial para propostas com maior contextualização e envolvimento ativo dos aprendizes no processo de compreensão de relações entre forma, sentido alcançado e uso da gramática de PLE. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1212224184353244 | por |